Pesquisa científica com Ideb em meio a pandemia de Covid-19: Uma análise de experiência municipal
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021023Palavras-chave:
Gestão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Ideb, PandemiaResumo
Este artigo tem como objetivo relatar parte dos resultados encontrados em um projeto de pesquisa sobre a análise do Ideb em escolas da rede pública de ensino da educação básica. A partir dessa conjuntura, o texto aponta alguns fatores que tencionam a continuidade de pesquisa empírica durante a pandemia do novo coronavírus, diante da impossibilidade de visitarmos presencialmente as escolas em estudo e recolher informações específicas - pedagógicas, curriculares e administrativas - junto aos gestores escolares, o que limitou as análises dos dados do Ideb à perspectiva profissional do entrevistado. Mesmo com as recomendações de distanciamento social, a pesquisa em questão não parou. A forma encontrada para que os estudantes bolsistas dessem continuidade a coleta de dados permitem apresentar alguns desafios a serem superados, entre outros, o uso das tecnologias digitais alinhadas às finalidades da pesquisa, resultado de um conjunto articulado de ações, práticas e de recursos desenvolvidos para continuidade da pesquisa em questão.
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Referências
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