Pesquisa científica com Ideb em meio a pandemia de Covid-19: Uma análise de experiência municipal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021023

Palabras clave:

Gestão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Ideb, Pandemia

Resumen

Este artigo tem como objetivo relatar parte dos resultados encontrados em um projeto de pesquisa sobre a análise do Ideb em escolas da rede pública de ensino da educação básica. A partir dessa conjuntura, o texto aponta alguns fatores que tencionam a continuidade de pesquisa empírica durante a pandemia do novo coronavírus, diante da impossibilidade de visitarmos presencialmente as escolas em estudo e recolher informações específicas - pedagógicas, curriculares e administrativas -  junto aos gestores escolares, o que limitou as análises dos dados do Ideb à perspectiva profissional do entrevistado. Mesmo com as recomendações de distanciamento social, a pesquisa em questão não parou. A forma encontrada para que os estudantes bolsistas dessem continuidade a coleta de dados permitem apresentar alguns desafios a serem superados, entre outros, o uso das tecnologias digitais alinhadas às finalidades da pesquisa, resultado de um conjunto articulado de ações, práticas e de recursos desenvolvidos para continuidade da pesquisa em questão.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Márcio Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG, Mestre e Especialista em Educação pela UFV. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis. Graduado em Ciências Econômicas (UFV) e Pedagogia (UNINTER).

Karla Teresa Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais.

Eduardo Junio Dutra , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais

Tiago Alves dos Santos, Universidade do Estado de Minas Geraiss

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais

Citas

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n.1, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621 Acesso em: 03 set. 2021.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; MILL, Daniel. Tecnologias digitais, formação de professores e de pesquisadores na pós-graduação: relações entre iniciativas brasileiras e internacionais. Educação - Santa Maria, v.46, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/41203/pdf. Acesso em: 03 set. de 2021.

FERNANDES, Cláudia de O. O que a escola pode fazer com os resultados dos testes externos? In: Villas Boas, Benigna (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico, Campinas, SP: Papirus, 2017, p. 115–126.

Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br Acesso em: 14 jul. 2021.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Editora Vozes, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Sousa; DERLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa; DERLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

REZENDE, Wagner Silveira. As múltiplas faces da avaliação externa. Pesquisa e Debate em Educação, V. 10, n.1, 2020, p. 884- 889.

SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.

SOARES, José Francisco; XAVIER, Flávia Pereira. Pressupostos educacionais e estatísticos do IDEB. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-923, jul./set. 2013.

VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 28, jul./dez., 2003. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02820032168

Publicado

2021-09-11

Cómo citar

BARBOSA, J. M. S.; RIBEIRO, K. T.; DUTRA , E. J.; SANTOS, T. A. dos. Pesquisa científica com Ideb em meio a pandemia de Covid-19: Uma análise de experiência municipal . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021023, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6843. Acesso em: 21 nov. 2024.