Pesquisa científica com Ideb em meio a pandemia de Covid-19: Uma análise de experiência municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021023

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Ideb, Pandemia

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar parte dos resultados encontrados em um projeto de pesquisa sobre a análise do Ideb em escolas da rede pública de ensino da educação básica. A partir dessa conjuntura, o texto aponta alguns fatores que tencionam a continuidade de pesquisa empírica durante a pandemia do novo coronavírus, diante da impossibilidade de visitarmos presencialmente as escolas em estudo e recolher informações específicas - pedagógicas, curriculares e administrativas -  junto aos gestores escolares, o que limitou as análises dos dados do Ideb à perspectiva profissional do entrevistado. Mesmo com as recomendações de distanciamento social, a pesquisa em questão não parou. A forma encontrada para que os estudantes bolsistas dessem continuidade a coleta de dados permitem apresentar alguns desafios a serem superados, entre outros, o uso das tecnologias digitais alinhadas às finalidades da pesquisa, resultado de um conjunto articulado de ações, práticas e de recursos desenvolvidos para continuidade da pesquisa em questão.

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Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG, Mestre e Especialista em Educação pela UFV. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis. Graduado em Ciências Econômicas (UFV) e Pedagogia (UNINTER).

Karla Teresa Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais.

Eduardo Junio Dutra , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais

Tiago Alves dos Santos, Universidade do Estado de Minas Geraiss

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais

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Publicado

2021-09-11

Como Citar

BARBOSA, J. M. S.; RIBEIRO, K. T.; DUTRA , E. J.; SANTOS, T. A. dos. Pesquisa científica com Ideb em meio a pandemia de Covid-19: Uma análise de experiência municipal . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021023, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6843. Acesso em: 20 abr. 2024.