Avaliação dos fatores associados a não participação nas aulas de educação física no ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022009

Palabras clave:

Educação Física, Ensino Médio, Infraestrutura escolar, Materiais didáticos-pedagógicos, Evasão

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção docente sobre os fatores associados a não participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Caracteriza-se como descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa e temporalidade transversal. Participaram sete (07) professores da cidade de Várzea Alegre – CE que lecionam o referido componente curricular no Ensino Médio. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário online contendo dezessete (17) perguntas objetivas e subjetivas. Evidenciamos que as aulas práticas no contraturno escolar, a escassez de materiais didáticos-pedagógicos e a infraestrutura da instituição são alguns dos fatores mais apontados pelos docentes investigados.

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Biografía del autor/a

Sabrina Ignácia de Sousa Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-Graduando em Educação Física escolar pelo Centro Universitário Intervale. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física escolar (NePEFE/URCA).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

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Publicado

2022-06-13

Cómo citar

SILVA, S. I. de S.; SILVA, L. S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de. Avaliação dos fatores associados a não participação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022009, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022009. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8182. Acesso em: 22 jul. 2024.