Possíveis implicações da Base Nacional Comum Curricular para a formação dos professores da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020003

Palavras-chave:

Formação de professores, Habilidades, Competências

Resumo

Objetiva-se fomentar o debate sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular para a formação dos professores da Educação Básica. É traçada, para atender a esse escopo, a análise minuciosa do referido documento e da Base Nacional Comum para a formação de professores, na interface com o que lecionam autores como Machado (2018), Neira (2018) e Tardif (2002), que permitem compreender as exigências da mencionada Base para o contexto educacional contemporâneo, com ênfase no campo da formação docente. Conclui-se que a Base Nacional Comum para a formação de professores visa à formação do profissional adequado às exigências do mercado de trabalho, com atuação norteada por habilidades e competências, que desembocam em avaliações educacionais classificatórias e não formativas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integrande do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), graduada em Pedagogia pela mesma universidade.

Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia (UECE); Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE)

Francisca Risolene Fernandes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Servidora pública municipal da prefeitura de Horizonte-CE. Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UECE). Graduada em Pedagogia (UVA)

Publicado

2020-02-03

Como Citar

SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C.; SANTOS, F. M. B. dos; FERNANDES, F. R. Possíveis implicações da Base Nacional Comum Curricular para a formação dos professores da Educação Básica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e020003, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3652. Acesso em: 20 abr. 2024.