Indicadores da qualidade social da educação: contribuições para o contexto dos Institutos Federais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022005

Palabras clave:

Política Pública, Indicadores de Qualidade, Âmbitos da Avaliação, Qualidade Social da Educação

Resumen

Esta investigação tem como objetivo desenvolver indicadores da qualidade social da educação no cenário dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste exercício teórico nos apoiamos na pesquisa documental, bibliográfica e na consulta de dados estatísticos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A construção destes indicadores levou em consideração a relação estabelecida entre a instituição e a sociedade, a sua natureza enquanto política pública educacional e suas dimensões estruturantes e balizadoras das suas práticas atreladas à organização do trabalho pedagógico. A proposição colocada nesta investigação se mostra como uma possibilidade de entendimento da realidade institucional a partir de um olhar dos seus processos para além das métricas e índices estandardizados tradicionais, considerando ainda a qualidade social da educação como um elemento integrante da própria política educativa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da área de políticas e gestão da educação do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS).

Citas

AZANHA, José Mario Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-344, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200012

BEISIEGEL, Celso de Rui. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Líber Livro, 2006.

BELLONI, Isaura. Educação. In: BITTAR, Jorge. (Org.). Governos estaduais: desafios e avanços: reflexões e relatos de experiências petistas. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Concepções e Diretrizes dos Institutos Federais: Um Novo Modelo em Educação Profissional e Tecnológica, 2010.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF. Seção 1, ano CXLV, n. 253, 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 03 jan. 2022.

CAMPOS, Maria Malta. A qualidade da educação em debate. Cadernos do observatório: a educação brasileira na década de 90. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, n. 2, out. 2000.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

CHAVES, Orlando Pulido. La cuestión de la calidad de la educación. Boletín del Foro Latinoamericano de Políticas Educativas, n. 26, p. 1-11, abr. 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/35147054.pdf.Acesso em: 04 nov. 2019.

DOURADO, Luiz Fernandes.; OLIVEIRA, João Ferreira de.; SANTOS, Catarina de Almeida. A Qualidade da Educação: conceitos e definições. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Série Documental Textos para Discussões, 2007.

DUTRA, Rogério Severiano. COELHO, Antonio Carlos Dias. DUTRA, Giselle Bezerra Mesquita. Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil, Meta: Avaliação, v. 11, n. 31, p. 124-153, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i31.1781

FEIJÓ, Jerciano Pinheiro.; XAVIER, Antonio Eudes.; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. Educação como Instrumento de Transformação da Realidade: Uma aplicação no sertão central do Ceará. Revista Labor, v. 1, n. 22, p. 103-113, 30 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.43891

FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. et al. Política educacional como fator de transformação social: avaliação da implementação do Instituto Federal no município de Ponte Nova. Revista de Ciências Humanas, v. 19, n. 2, p. 1-26, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11468/version/16600>. Acesso em 03 jan. 2022.

FERREIRA, Liliana Soares. Educação, paradigmas e tendências: por uma prática educativa alicerçada na reflexão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 3, p. 1-9, 2003. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3333140

FERREIRA, Sinésio Pires. Produção e disponibilização de estatísticas: uma abordagem institucional. São Paulo em Perspectiva, v. 17, n. 3, p. 17-25, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392003000300003

FIGUEIREDO, Amilton de Moura. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS: A construção de uma nova identidade. 132 fls. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil.

FLACH, Simone de Fátima. Contribuições Para o Debate Sobre a Qualidade Social da Educação na Realidade Brasileira. Contexto & Educação, v. 27, n. 87, p. 4-25, 2012. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.4-25

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila. A Centralidade no Debate sobre a Qualidade social da educação: a produção do conhecimento (2009-2019). Revista Educere Et Educare, v. 16, n. 40, p. 467-487, 2021. DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.23849

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila. A Gestão da Educação Superior em Contextos Emergentes: A Perspectiva dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Tecnologia do IFRS – Campus Porto Alegre. 204 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Políticas Educacionais (verbete). In: Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: INEP/Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior.

GUSMÃO, Joana Buarque de. A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 79, p. 299-322, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000200007

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Conceito de Metodologia de Pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 15ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Silvia Andreia Zanelato De Pieri .; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Educação para o mercado x educação para o mundo do trabalho: impasses e contradições. Revista Espaço Pedagógico, v. 16, n. 2, p. 155-167, 2009. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.2013.2222

PACHECO, Eliezer Moreira. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.575

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Contribuições atuais sobre o estudo de implementação de políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa. v. 43, n. 149, p. 596-613, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200011

SIERRA, José Miguel Carot. (Org.). Sistema Básico de Indicadores para la Educación Superior de América Latina. Editorial Universitat Politècnica de Valencia, 2012.

SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos CEDES, v. 29, n. 78, p. 216-226, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200005

TIJIBOY, Ana Vilma. As novas tecnologias e a incerteza na educação. In: SILVA, Mozart Linhares da. (Org.). Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Publicado

2022-02-10

Cómo citar

FONTOURA, J. S. D. de Ávila. Indicadores da qualidade social da educação: contribuições para o contexto dos Institutos Federais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022005, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/7559. Acesso em: 21 nov. 2024.