Indicadores da qualidade social da educação: contribuições para o contexto dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022005Palabras clave:
Política Pública, Indicadores de Qualidade, Âmbitos da Avaliação, Qualidade Social da EducaçãoResumen
Esta investigação tem como objetivo desenvolver indicadores da qualidade social da educação no cenário dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste exercício teórico nos apoiamos na pesquisa documental, bibliográfica e na consulta de dados estatísticos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A construção destes indicadores levou em consideração a relação estabelecida entre a instituição e a sociedade, a sua natureza enquanto política pública educacional e suas dimensões estruturantes e balizadoras das suas práticas atreladas à organização do trabalho pedagógico. A proposição colocada nesta investigação se mostra como uma possibilidade de entendimento da realidade institucional a partir de um olhar dos seus processos para além das métricas e índices estandardizados tradicionais, considerando ainda a qualidade social da educação como um elemento integrante da própria política educativa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
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