Quando a aula não é na sala de aula: relato de experiência docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021017

Palabras clave:

Educação a Distância., Modelo de Educação a Distância, Ensino de Graduação

Resumen

O presente trabalho, do tipo descritivo baseado em relato de experiência (DALTRO; FARIA, 2019; SILVA; CRUZ, 2021), trata da prática docente em um curso superior de Engenharia durante a pandemia da COVID-19 (todo ano de 2020 e parte de 2021), em que as aulas foram totalmente remotas. Por meio de uma fundamentação teórica, exemplifico minha argumentação, permitindo ao leitor também refletir sobre o impacto da mudança repentina do formato de ensino presencial para o não-presencial. Após identificação sistemática dos desafios postos aos professores e alunos, apresento, como principais resultados, boas práticas docentes identificadas teoricamente e/ou por indução, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem remoto. Consequentemente, as boas práticas podem também ser utilizadas como potencializadoras de melhorias no ensino-aprendizagem após o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Pryscilla Maria Pires dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Matemática e Doutora em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus de Guaratinguetá-SP. Professora Adjunta no Departamento de Matemática, Física e Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Campus de Resende-RJ.

Citas

ALMEIDA, Italo Dartagnan; SILVA, Jeissy Conceição Bezerra; SILVA JUNIOR, Sandoval Artur; Borges, Luzineide Miranda. Tecnologias e educação: o uso do youtube na sala de aula. Anais II CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16974>. Acesso em: 13 Ago. 2021.

ANDRADE, Andressa de. Uso(s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GONÇALVES, Maria Elisa Resende. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de Pesquisa, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 06 de Agosto de 2021.

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; TEDESCO, Daniel Guimarães. Aprendizagem Baseada em Projetos: relato de experiência na disciplina de Geometria Analítica. Revista docência no Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1-20, 2019.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

FABRIS, Elí Terezinha Henn; POZZOBON, Marta Cristina Cezar. Os desafios da docência em tempos de pandemia de covid-19: um "soco" na formação de professores. Revista Educar Mais, v. 4, n. 2, p. 233-236, 2020.

GESTRADO-CNTE. Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Trabalho docente em tempos de Pandemia: Relatório Técnico. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/pesquisas/trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia-cnte-contee-2020/. Acesso em: 31 ago. 2021.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n.1, e021004, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021004

MOODLE. Página Inicial. Disponível em: <https://moodle.org/?lang=pt_br>. Acesso em: 12 abr. 2021.

SILVA, Maria Pastora Neres; CRUZ, Francisca Nimara Inácio da. Avaliação da monitoria da disciplina Fisiologia Humana no ensino superior: um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, p. e021003,2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5294. Acesso em: 1 maio. 2021.

UERJ. Uerj amplia inclusão digital com oferta de tablets aos estudantes, além de chips e auxílio a cotistas, 2020. Disponível em: <https://www.uerj.br/noticia/uerj-amplia-inclusao-digital-com-oferta-de-tablets-aos-estudantes-alem-de-chips-e-auxilio-a-cotistas/>. Acesso em: 12 abr. 2021.

UNASUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus, 2020. Página Inicial. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 31 ago. 2021.

Publicado

2021-09-11

Cómo citar

SANTOS, P. M. P. dos . Quando a aula não é na sala de aula: relato de experiência docente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021017, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6777. Acesso em: 3 jul. 2024.