Avaliação diagnóstica no ensino fundamental anos iniciais: relato de experiência sobre uma intervenção na língua portuguesa na rede municipal de ensino de Caxingó/PI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022010

Palabras clave:

Avaliação Diagnóstica, Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Encaminhamentos Metodológicos

Resumen

O artigo analisa criticamente a avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa adotada pelo município de Caxingó nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como abordando o papel da avaliação na sociedade como instrumento de direcionamento da prática pedagógica do professor diante dos resultados obtidos. A realidade desse trabalho se mostra pertinente por contribuir para uma reflexão sobre a intervenção das instituições educativas, neste caso a Coordenação Pedagógica de Ensino/Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação, em apresentarem encaminhamentos metodológicos específicos pertinentes para a transformação da realidade. Como metodologia analisaremos os resultados das avaliações diagnósticas aplicadas pela SEMEC nas escolas públicas municipais do 2º e do 5º no ano de 2019, os principais encaminhamentos metodológicos propostos serão apresentados neste artigo, e ainda esperaremos a segunda aplicação da avaliação diagnóstica em novembro do corrente ano para conclusões desta pesquisa.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Christina de Sousa Damasceno, Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba

Doutoranda em Ciências em Ciências da Linguagem (UNICAP); Mestre em Letras (UESPI); Especialista em Educação Infantil (UESPI) e em Gestão Municipal de Educação (UFPI); Graduada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). Professora da SEMEC/Caxingó – PI e professora do Curso de Pedagogia na FAESPA.

Christiana de Sousa Damasceno, Universidade Paulista

Mestranda em Artes, Patrimônio e Museologia (UFDPar). Especialista em Psicopedagogia (INTA). Graduada em Pedagogia (UESPI). Professora Seduc (Parnaiba) e UNIP/Parnaíba.

Sílvia Maria de Oliveira Ribeiro, Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba

Mestranda em Ensino e Formação Docente (IFCE); Especialista em Psicopedagogia (UVA); em Docência do Ensino Superior (UVA); LIBRAS (FAERPI) e Educação Especial (FAERPI). Graduada em Pedagogia (FAP). Professora da FAESPA.

Citas

BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: a filosofia do conhecimento. 1ª Edição, Curitiba, PR: IBPEX, 2007.

BLOOM, Benjamim S. et. al. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Brasília: Inep, 2001.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse): SAEB. Brasília: Inep, 2018. Nota Técnica.

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição, São Paulo. Atlas, 2002.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. 19/07/2006.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: Apontamentos sobre a pedagogia do exame. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, jul./ ago.1991, vol. 20, nº 101, p. 82-86.

FÁVERO, L.L.; ANDRADE, M. L.; AQUINO, Z. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2000.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar?: Como avaliar?: Critérios e instrumentos.3ª Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

UNITED NATIONS FOR EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (Unesco). Declaração de Incheon: educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Paris: Unesco, 2015a.

Publicado

2022-06-13

Cómo citar

DAMASCENO, A. C. de S.; DAMASCENO, C. de S.; RIBEIRO, S. M. de O. Avaliação diagnóstica no ensino fundamental anos iniciais: relato de experiência sobre uma intervenção na língua portuguesa na rede municipal de ensino de Caxingó/PI . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022010, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6696. Acesso em: 23 nov. 2024.