Teoria clássica dos testes e teoria de resposta ao item em avaliação educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020002

Palabras clave:

Psicometria, Teoria clássica das medidas, Teoria de resposta ao item

Resumen

Este artigo caracteriza-se como um ensaio teórico que aborda aspectos introdutórios da psicometria clássica e moderna. Dessa forma, apresentamos um breve histórico do desenvolvimento, assim como conceitos e características gerais de cada uma das abordagens. Para a teoria clássica dos testes apresentamos seu modelo básico, pressupostos e os parâmetros dos itens comumente utilizados, a dificuldade e discriminação. Para a teoria de resposta ao item apresentamos o conceito de curva característica do item, os parâmetros frequentemente utilizados, a dificuldade, discriminação e acerto casual, os pressupostos e os modelos mais comuns. Com este ensaio, esperamos apresentar os conceitos mais básicos para os iniciantes no estudo da psicometria no âmbito da avaliação educacional.

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Biografía del autor/a

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Adriana Eufrásio Braga, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC).

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Publicado

2020-01-02

Cómo citar

SOUSA, L. A. de; BRAGA, A. E. Teoria clássica dos testes e teoria de resposta ao item em avaliação educacional. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e020002, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3523. Acesso em: 21 dic. 2024.