Reflections and actions of learning assessment in Ceará: a brief history of the educational implications in the pandemic period
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022013Keywords:
assessment, Education, Pandemic, ApprovalAbstract
The assessment of learning represents a follow-up action of teaching, verifying the student's progress, revealing successes and errors are information that help in the development and formative improvement of the student. That is why it is important to understand how this process took place during the period of human infection with the virus (Sars-Cov-2). Outlining the strategies implemented by the Federal Government, the Government of Ceará, the National Education Council and the Ceará Education Council, decrees and opinions were read, as well as related norms, with the intention of producing a historical rescue of the educational implications on the process. assessment of learning from March 2020 to December 2021. The research, of a bibliographic and documentary nature, sought first to focus the actions on the construction of the theorization of educational assessment, experienced in Brazil. Then he opted for the historical construction of the pandemic according to his legal documentation published in the period, to finally make his final remarks.
Metrics
References
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621
BOURDIEU, P. PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3º Ed. Rio de janeiro: Francisco Alves editora, 1992.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno (CNE/CP). Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 jun. 2020.
BRASIL. DECRETO N° 7.616, 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional - ESPIN e institui a Força Nacional do Sistema Único de Saúde - FN-SUS. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 fev. 2020. 18 nov 2011.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 04 fev. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb Acesso em: 15 dez 2021.
CEARÁ, Conselho Estadual de Educação. PARECER nº 0299/2020/CE. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/download/pareceres-2020/. Acesso em: 28 dez 2020a.
CEARÁ, DECRETO Nº33.510, 16 de março de 2020. Decreta emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo corona vírus. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020b.
CEARÁ, DECRETO Nº33.531 de 30 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas adotadas pelo estado do Ceará para contenção do avanço do novo corona vírus, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020c.
CEARÁ, DECRETO Nº33.574 de 05 de maio de 2020. Institui, no município de Fortaleza, a política de isolamento social rígido como medida de enfrentamento à covid – 19, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020d.
CEARÁ, DECRETO Nº33.617, de 06 de junho de 2020. Prorroga o isolamento social no estado do Ceará, renova a política de regionalização das medidas de isolamento social, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020e.
CEARÁ, DECRETO N°33.730, de 29 de agosto de 2020. Prorroga o isolamento social no estado do Ceará, renova a política de regionalização das medidas de isolamento social, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020f.
CEARÁ, DECRETO Nº 33.742, de 20 de setembro de 2020. Prorroga o isolamento social no estado do Ceará, renova a política de regionalização das medidas de isolamento social, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020g.
CEARÁ, DECRETO Nº33.783, de 25 de outubro de 2020. Prorroga o isolamento social no estado do Ceará, renova a política de regionalização das medidas de isolamento social, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020h.
CEARÁ, DECRETO Nº33.790, de 31 de outubro de 2020. Prorroga o isolamento social no estado do Ceará, renova a política de regionalização das medidas de isolamento social, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020i.
CEARÁ, Conselho Estadual de Educação. PARECER Nº 0386/2021/CE. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/download/pareceres-2021/ Acesso em: 28 dez 2021a.
CEARÁ, DECRETO Nº33.904, de 21 de janeiro de 2021. Dispõe sobre o isolamento social e estabelece medidas preventivas direcionadas a evitar a disseminação da Covid –19, no estado do Ceará, e dá outros providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021b.
CEARÁ, DECRETO Nº33.927, de 06 de fevereiro de 2021.Prorroga o isolamento social e estabelece medidas preventivas direcionadas a evitar a disseminação da Covid –19, no estado do Ceará, e dá outros providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021c.
CEARÁ, DECRETO Nº33.936, de 17 de fevereiro de 2021. Prorroga o isolamento social e estabelece medidas preventivas direcionadas a evitar a disseminação da Covid –19, no estado do Ceará, e dá outros providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021d.
CEARÁ, DECRETO Nº34.031, de 10 de abril de 2021. Prorroga o isolamento social e estabelece medidas preventivas direcionadas a evitar a disseminação da Covid –19, no estado do Ceará, e dá outros providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021e.
CEARÁ, DECRETO Nº34.043, de 24 de abril de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021f.
CEARÁ, DECRETO Nº34.103, de 12 de junho de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021g.
CEARÁ, DECRETO Nº34.222, de 04 de setembro de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021h.
CEARÁ, DECRETO Nº34.222, de 04 de setembro de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021i.
CEARÁ, DECRETO Nº34.254, de 18 de setembro de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021j.
CEARÁ, DECRETO Nº34.279, de 02 de outubro de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021k.
CEARÁ, DECRETO Nº34.279, de 02 de outubro de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021l.
CEARÁ, DECRETO Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. Mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid – 19 no estado do Ceará, com liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2021m.
CEARÁ. Secretaria de Educação do Ceará. Estudantes da rede de ensino do Governo do Ceará começam a receber os chips com pacotes de internet, 2020j. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/12/22/estudantes-da-rede-de-ensino-do-governo-do-ceara-comecam-a-receber-os-chips-com-pacotes-de-internet/ Acesso em: 02 dez 2021.
CEARÁ. Secretaria de Educação do Ceará. Vamos Aprender, 2020n. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/vamos-aprender/ Acesso em: 02 dez 2021.
CEARÁ. Secretaria de Educação do Ceará. SPAECE. Disponível em:
https://www.seduc.ce.gov.br/spaece/ Acesso em: 02 dez 2021o.
FONTANA, M. I.; ROSA, M. A.; KAUCHAKJE, S. A educação sob o impacto da pandemia-COVID 19: uma discussão da literatura. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (sup), 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3506
MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Avaliação na Educação a Distância. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE, 2015.
MARTÍNEZ, C. R. The construction of an imaginary on educational improvement: School justice and globalization. Education Policy Analysis Archives, v. 27, p. 24, 2019. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.27.3168
MOTA, B. Parceria entre Seduc e Google permite acesso de estudantes e professores a ferramentas educacionais online. Secretaria de Educação do Estado do Ceará, 2020. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2020/04/02/parceria-entre-seduc-e-google-permite-acesso-de-estudantes-e-professores-a-ferramentas-educacionais-online/ Acesso: 15 dez 2021.
PONTES JUNIOR, J. A. F. et al. Da Pedagogia do Exame à Cultura da Avaliação no Processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação e Linguagem, v. 3, p. 63-73, 2016. Disponível em: http://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2017/05/6_EDUC_20161.pdf Acesso em: Acesso em: 02 dez 2021.
SENRA, V. B. C.; SILVA, M. S. da. A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 101771–101785, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-608
SILVA NETA, M. L. S.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; BESSA, M. J. C. Práticas avaliativas: uma pesquisa nos cursos de formação docente. Revista Eletrônica de Educação, v.13, n.3, p. 1156-1169, set. /dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271992870
VIANNA, H. M. Avaliação Educacional: Problemas Gerais e Formação do Avaliador. Revista Educação e Seleção, n. 5, p. 9-14, jan./jun. 1982.