Gamificação no Ensino de Temas Complexos em Saúde: uma experiência de integração saúde-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025028

Palavras-chave:

Educação para a Saúde, Jogos pedagógicos, Saúde Coletiva

Resumo

Como transformar o ensino de temas complexos em uma experiência memorável? Este relato de experiência responde a essa pergunta ao sistematizar a intervenção 'Baby Life', uma aula gamificada para um público misto da Saúde e Educação, realizada em outubro de 2024 durante uma Semana Universitária em Fortaleza-CE. A proposta utilizou o lúdico para abordar temas como intersetorialidade, imunização e desenvolvimento infantil. O objetivo foi analisar criticamente o potencial dessa ferramenta de ensino. Os resultados indicam que a estratégia promoveu alto engajamento e facilitou a assimilação do conteúdo. Conclui-se que a gamificação é uma valiosa abordagem pedagógica para inspirar práticas inovadoras e fortalecer a necessária articulação entre saúde e educação.

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Biografia do Autor

Allan Cruz da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeiro, mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e integrante do Grupo de Pesquisa Doenças Crônicas em Crianças e Adolescentes, Família, Saúde Coletiva e Enfermagem (DOCAFS).

Alicyregina Simião Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira, doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e integrante do grupo de pesquisa Doenças Crônicas em Crianças e Adolescentes, Família, Saúde Coletiva e Enfermagem (DOCAFS).

Claudio Lucas da Silva Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), atualmente mestrando em Saúde Coletiva pela UECE.

Ilvana Lima Verde Gomes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e líder do grupo de pesquisa Doenças crônicas em crianças e adolescentes, família, saúde coletiva e enfermagem (DOCAFS).

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

SILVA, A. C. da; SILVA, A. S.; FARIAS, C. L. da S.; GOMES, I. L. V. Gamificação no Ensino de Temas Complexos em Saúde: uma experiência de integração saúde-educação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025028, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025028. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15722. Acesso em: 5 dez. 2025.