A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022011

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Formação docente, Avaliação formativa, Avaliação a serviço da aprendizagem

Resumo

O domínio docente em avaliação escolar, aqui entendida como aquela que ocorre integrada aos processos de ensino e aprendizagem e desenvolvida nas salas de aula, é de suma importância para o desenvolvimento de uma educação de melhor qualidade. Com esse entendimento, a pesquisa em questão teve por objetivo estudar as concepções e práticas docentes em avaliação nos anos finais do ensino fundamental. Sua abordagem é qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, utilizando a pesquisa de campo e bibliográfica. Tomou, como colaboradores, docentes do 9º ano dos componentes curriculares de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, das escolas públicas municipais da cidade de Arez/RN, e teve como conclusão, entre outros aspectos, que a falta de uma formação sólida nos cursos de formação inicial ou continuada em avaliação educacional tem deixado os docentes inseguros no desenvolvimento do processo de avaliação em sala de aula.

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Biografia do Autor

Geraldo Vicente da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor e coordenador pedagógico da rede pública de ensino no RN. Mestre em Ensino e formação docente - IFCE/UNILAB. Especialista em AEE – UFC e em Alfabetização e Neurociências - UFRN. Graduado em pedagogia - UVA.

Eugênio Eduardo Pimentel Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor do IFCE. Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Pós-doutor em Educação Profissional e Tecnológica no IFCE. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Direito Processual. Graduado em Pedagogia e em Direito.

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Publicado

2022-06-13

Como Citar

SILVA, G. V. da; MOREIRA, E. E. P. A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022011, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8187. Acesso em: 20 abr. 2024.