Orientações ao retorno das aulas presenciais de judô no ceará: avaliação na pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025001

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Judo

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a percepção dos professores de Judô diante das medidas de segurança propostas pela FECJU no retorno das aulas presenciais pós distanciamento social. Este estudo investigou a percepção de 29 professores de judô no Ceará, com idades entre 18 e 66 anos e, pelo menos, um ano de experiência docente, sobre as medidas de segurança adotadas. Utilizando um questionário semiestruturado, obteve-se como resultado que as maiores dificuldades foram: a compreensão das recomendações de segurança e o distanciamento social durante as aulas. Por outro lado, a linguagem utilizada com termos específicos e a divisão pedagógica das aulas em fases auxiliaram no processo de utilização do guia. Concluímos que a aplicação das medidas de segurança foi mencionada como um fator preponderante na desmotivação e evasão. Além de outros fatores citados, como a falta de contato durante a prática e a dificuldade da realização do treinamento físico.

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Biografia do Autor

Thiago Cavalcante Ferreira Costa, Colégio Santa Cecília

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Faixa Preta de Judô 2° Dan, Atuação em Educação Física Escolar nos níveis infantil e fundamental e em Lutas com ensino do Judô.

André Accioly Nogueira Machado, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Ciências-Fisiologia – UFRJ. Mestre em Ciências Fisiológicas – UECE. Graduado em Educação Física – UNIFOR. Professor e pesquisador do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE - UECE).

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

FERREIRA COSTA, T. C.; NOGUEIRA MACHADO, A. A. Orientações ao retorno das aulas presenciais de judô no ceará: avaliação na pandemia de covid-19. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025001, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14659. Acesso em: 2 abr. 2025.