Possibilidades de avaliação e dificuldades na adequação da prática pedagógica para alunos com deficiência na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020013

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Física, Educação Inclusiva

Resumo

A educação desde sua origem apresenta-se como uma modalidade de acesso restrito, no qual nem todos tinham as mesmas oportunidades e direitos a aprendizagem. Com o passar do tempo surgiram documentos que salientavam um comprometimento maior com relação ao ensino à alunos com deficiências, reflexões e debates fizeram surgir políticas de incentivo e obrigatoriedade de uma educação agora chamada de inclusiva. O objetivo do presente estudo foi expor a partir das experiências vivenciadas no estágio, as dificuldades, bem como as possibilidades da prática pedagógica de Educação Física com alunos com diferentes deficiências e níveis de comprometimento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE da cidade de Iguatu-CE. O estágio contribuiu de forma significativa tanto para os alunos quanto para os estagiários, havendo uma troca de conhecimento e experiências, possibilitando um crescimento pessoal, profissional e acadêmico, tornando-se de suma importância para o desenvolvimento do mesmo enquanto futuro docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Centro Universitário União das Américas

Discente do curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário União das Américas. Licenciado e Bacharel em Educação Física – URCA.

Mirna Araújo Duarte, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Discente do curso de Pós-Graduação Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Licenciada e Bacharel em Educação Física – URCA.

Josefa Cibele Alves da Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciada e Bacharel em Educação Física Universidade Regional do Cariri - URCA

Carla Samya Nogueira Falcão, Universidade Regional do Cariri

Professora do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestre em Saúde Coletiva - UECE. Membro do grupo de estudo e pesquisa em Educação Física escolar - GEPEFE.

Publicado

2020-07-06

Como Citar

JUCÁ, L. G.; DUARTE, M. A.; SILVA, J. C. A. da; FALCÃO, C. S. N. Possibilidades de avaliação e dificuldades na adequação da prática pedagógica para alunos com deficiência na Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020013, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3981. Acesso em: 20 abr. 2024.