Escritos (auto)biográfico: o uso de podcast como instrumento na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021012

Palavras-chave:

Formação de Professores, Podcast, Relato de experiência

Resumo

O período pandêmico causado pela COVID-19 ocasionou uma grande migração para ambientes virtuais, levando as pessoas a se adaptarem e encontrarem novas formas de aprofundar seus conhecimentos. Considerando o uso de instrumentos virtuais/digitais e as dificuldades para o estudo em casa, por consequência do isolamento social, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência como produtor/mediador de um podcast voltado para a divulgação e discussão de produções acadêmicas e científicas com foco na formação de professores. Sua metodologia orienta-se pela abordagem qualitativa (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2009) e tem sua classificação guiada no método (auto)biográfico (NÓVOA; FINGER, 2014). Apresenta uma discussão com foco nos saberes da experiência dentro de uma reflexividade e considera contextualizações dessas experiências com produções acadêmicas e científicas pré-estabelecidas. Tem resultados que possibilitam a ressignificação da experiência e da autorreflexão como ações significativas na formação de professores.

Métricas

Visualizações em PDF
197
Aug 31 '21Sep 01 '21Sep 04 '21Sep 07 '21Sep 10 '21Sep 13 '21Sep 16 '21Sep 19 '21Sep 22 '21Sep 25 '21Sep 28 '218
| |

Biografia do Autor

Francisco Joel Nascimento de Moura, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE, Especialista em Alfabetização e Letramento, Pedagogo. Bolsista no Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professor reflexivo em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n.1, e021004, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021004

MINAYO, Maria Cecília de Sousa; DERLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NÓVOA, António. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado

2021-08-31

Como Citar

MOURA, F. J. N. de. Escritos (auto)biográfico: o uso de podcast como instrumento na formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021012, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6708. Acesso em: 28 abr. 2025.