Escritos (auto)biográfico: o uso de podcast como instrumento na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021012

Palavras-chave:

Formação de Professores, Podcast, Relato de experiência

Resumo

O período pandêmico causado pela COVID-19 ocasionou uma grande migração para ambientes virtuais, levando as pessoas a se adaptarem e encontrarem novas formas de aprofundar seus conhecimentos. Considerando o uso de instrumentos virtuais/digitais e as dificuldades para o estudo em casa, por consequência do isolamento social, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência como produtor/mediador de um podcast voltado para a divulgação e discussão de produções acadêmicas e científicas com foco na formação de professores. Sua metodologia orienta-se pela abordagem qualitativa (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2009) e tem sua classificação guiada no método (auto)biográfico (NÓVOA; FINGER, 2014). Apresenta uma discussão com foco nos saberes da experiência dentro de uma reflexividade e considera contextualizações dessas experiências com produções acadêmicas e científicas pré-estabelecidas. Tem resultados que possibilitam a ressignificação da experiência e da autorreflexão como ações significativas na formação de professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Joel Nascimento de Moura, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE, Especialista em Alfabetização e Letramento, Pedagogo. Bolsista no Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professor reflexivo em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n.1, e021004, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021004

MINAYO, Maria Cecília de Sousa; DERLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NÓVOA, António. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado

2021-08-31

Como Citar

MOURA, F. J. N. de. Escritos (auto)biográfico: o uso de podcast como instrumento na formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021012, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6708. Acesso em: 18 abr. 2024.