Possibilidades de intervenção e de avaliação em Educação Física Escolar no ensino remoto: parceria colaborativa por meio do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021022

Palavras-chave:

Ensino, Docência, Pandemia, Possibilidades, Limitações

Resumo

Essa pesquisa consiste em um relato de experiência coletiva, onde precisamos adaptar as aulas de educação física de uma escola municipal de Fortaleza/CE a novas demandas e desafios devido a pandemia e as decisões de isolamento social causadas pela COVID-19 (SARS-CoV-2). Desse modo, foi necessário refletir em busca de estratégias para lecionar remotamente. Tem como objetivo apresentar os avanços e as limitações durante o contexto pandêmico em que ocorre a realização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, junto a um professor supervisor, em uma escola-campo, do ensino fundamental II. Conclui-se que mesmo diante das complexidades proporcionadas pelo ensino remoto, a parceria colaborativa exercida pelo docente e bolsistas do PIBID tem adquirido êxito ao melhorar a assiduidade e maior envolvimento dos/as alunos/as presentes nas aulas síncronas em tempo real, bem como possibilitar momentos de diálogos, de escuta ativa e de interação.

Biografia do Autor

Felipe Néo dos Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor da Rede Pública Estadual do Ceará. Professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza. Supervisor PIBID.

Francisco Pereira Sá Neto, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do PIBID.

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente com Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Docente da Universidade Federal do Ceará no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora da Residência Pedagógica. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os saberes (GEPEFERS).

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade Federal do Ceará no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador do PIBID. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos.

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Publicado

2021-09-11

Como Citar

SANTOS, F. N. dos .; SÁ NETO, F. P.; VENÂNCIO, L. .; SANCHES NETO, L. . Possibilidades de intervenção e de avaliação em Educação Física Escolar no ensino remoto: parceria colaborativa por meio do PIBID. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021022, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6698. Acesso em: 17 maio. 2022.