Possibilidades de intervenção e de avaliação em Educação Física Escolar no ensino remoto: parceria colaborativa por meio do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021022Palabras clave:
Ensino, Docência, Pandemia, Possibilidades, LimitaçõesResumen
Essa pesquisa consiste em um relato de experiência coletiva, onde precisamos adaptar as aulas de educação física de uma escola municipal de Fortaleza/CE a novas demandas e desafios devido a pandemia e as decisões de isolamento social causadas pela COVID-19 (SARS-CoV-2). Desse modo, foi necessário refletir em busca de estratégias para lecionar remotamente. Tem como objetivo apresentar os avanços e as limitações durante o contexto pandêmico em que ocorre a realização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, junto a um professor supervisor, em uma escola-campo, do ensino fundamental II. Conclui-se que mesmo diante das complexidades proporcionadas pelo ensino remoto, a parceria colaborativa exercida pelo docente e bolsistas do PIBID tem adquirido êxito ao melhorar a assiduidade e maior envolvimento dos/as alunos/as presentes nas aulas síncronas em tempo real, bem como possibilitar momentos de diálogos, de escuta ativa e de interação.
Métricas
Citas
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo #22, v. 7, n. 3, 2020. Disponível: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924/553 Acesso em: 17 jul. 2021.
COLLIER, Luciana Santos. Planejamento participativo em educação física escolar e a construção de um currículo multicultural. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3 p. 2158 - 2175 out./dez. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76632904020.pdf Acesso em: 18 jul. 2021
DALTRO, Mônica Ramos; DE FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf Acesso em: 18 jul. 2021
FARIAS, Uirá de Siqueira et al. Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, v. 31, n. 58, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55270/40209 Acesso em: 19 jul. 2021
FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de et al. Lugar de fala e escuta sensível como saberes necessários à prática docência. In: ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS, 2021, Fortaleza. In: XIV Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza: Eu2020/UFC, 2021. p. 2. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/63052/167052 Acesso em: 20 jul. 2021.
LIMA, Cyntia Emanuelle Sousa; VENÂNCIO, Luciana. Planejamento participativo como estratégia política e pedagógica nas aulas de educação física escolar. In: Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 4, 2019. In: XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. Fortaleza: Eu2019/UFC, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/56165 Acesso em: 21 jul. 2021.
MACIEL, Francisca Andreia Sousa; LOPES, Jayane Mara Rosendo; DOS SANTOS, Maria Irilene Alves. Percepção docente sobre práticas e instrumentos de avaliação na Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, p. e021002, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021002
MARQUES, Ronualdo; FRAGUAS, Talita. A ressignificação da educação: virtualização de emergência no contexto de pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 11, p.86159-86174, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-148
MENDES, Mariane Cristina; OLIVEIRA, Silmara Santoreto de. Ensino remoto em tempos de pandemia: o perfil e as demandas educacionais e sociais dos professores. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68530 Acesso em: 20 jul. 2021
SANTOS, Sâmyla Maria Aparecida Duarte dos.; FERREIRA JÚNIOR, Paulo Maia; MEDEIROS FILHO, Antônio Evanildo Cardoso de. Percepção dos acadêmicos acerca das práticas avaliativas nas aulas de Educação Física no ensino médio. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, p. e021001,2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020021
SILVA, Francisca Feitosa da et al. A não participação dos alunos nas aulas de educação física no Ensino Médio: Avaliação das práticas de ensino no estágio. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 2, p. e021008, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021008
SILVA, Iury Crislano de Castro et al. Racismo nas relações entre əs professorəs e com əs alunəs. In: ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS, 2021, Fortaleza. XIV Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza: Eu2020/UFC, 2021. p. 3 Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/63069 Acesso em: 22 jul. 2021.
SKOWRONSKI, Marcelo. Práticas corporais para além das quadras: educação física escolar ao alcance de todos no ensino remoto. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 10, 2021. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14873/6401 Acesso em: 22 jul. 2021.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcenti et al. Remote teaching in the face of the demands of the pandemic context: Reflections on teaching practice. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e843998153, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153
VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário. Revista de Estudos de Cultura, v. 5, n. 14, p. 89-102, 2019. DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13268
VENÂNCIO, Luciana et al. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, v. 4, p. e10778-e10778, mar 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778/7724 Acesso em: 22. Jul. 2021.