A concepção de professores sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020011

Palavras-chave:

Prova Brasil, Avaliação em Larga Escala, Qualidade Educacional

Resumo

O manuscrito apresenta alguns resultados obtidos na pesquisa de mestrado realizada em 2016, sobre as implicações da Prova Brasil no currículo escolar e o trabalho pedagógico em escolas municipais de Rio Branco/AC. O recorte dos dados apresentados refere-se à concepção de 27 professores de turmas de 5º ano do Ensino fundamental sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc, ou Prova Brasil. O texto objetiva analisar como os professores concebem esta avaliação externa em larga escala. Como procedimento metodológico utiliza-se a entrevista estruturada com 27 professores da rede pública municipal de Rio Branco/Acre, análise documental e bibliográfica. Como resultado destaca-se que: a Prova Brasil não leva em conta as realidades locais de cada escola, a forma de elaboração da Prova Brasil deve ser melhorada, há falta de suporte para desenvolvimento de um bom trabalho e que esse tipo de avaliação só considera a nota/média alta como sinônimo de qualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mirian Souza da Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre- UFAC e mestre em Educação pela mesma instituição. Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação da UFAC.

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes/UFAC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC.

Publicado

2020-06-01

Como Citar

SILVA, M. S. da; CARVALHO, M. C. A. de. A concepção de professores sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020011, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3842. Acesso em: 29 mar. 2024.