A concepção de professores sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020011

Palavras-chave:

Prova Brasil, Avaliação em Larga Escala, Qualidade Educacional

Resumo

O manuscrito apresenta alguns resultados obtidos na pesquisa de mestrado realizada em 2016, sobre as implicações da Prova Brasil no currículo escolar e o trabalho pedagógico em escolas municipais de Rio Branco/AC. O recorte dos dados apresentados refere-se à concepção de 27 professores de turmas de 5º ano do Ensino fundamental sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc, ou Prova Brasil. O texto objetiva analisar como os professores concebem esta avaliação externa em larga escala. Como procedimento metodológico utiliza-se a entrevista estruturada com 27 professores da rede pública municipal de Rio Branco/Acre, análise documental e bibliográfica. Como resultado destaca-se que: a Prova Brasil não leva em conta as realidades locais de cada escola, a forma de elaboração da Prova Brasil deve ser melhorada, há falta de suporte para desenvolvimento de um bom trabalho e que esse tipo de avaliação só considera a nota/média alta como sinônimo de qualidade.

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Biografia do Autor

Mirian Souza da Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre- UFAC e mestre em Educação pela mesma instituição. Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação da UFAC.

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes/UFAC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC.

Publicado

2020-06-01

Como Citar

SILVA, M. S. da; CARVALHO, M. C. A. de. A concepção de professores sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020011, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3842. Acesso em: 22 dez. 2024.