A concepção de professores sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e020011Palavras-chave:
Prova Brasil, Avaliação em Larga Escala, Qualidade EducacionalResumo
O manuscrito apresenta alguns resultados obtidos na pesquisa de mestrado realizada em 2016, sobre as implicações da Prova Brasil no currículo escolar e o trabalho pedagógico em escolas municipais de Rio Branco/AC. O recorte dos dados apresentados refere-se à concepção de 27 professores de turmas de 5º ano do Ensino fundamental sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc, ou Prova Brasil. O texto objetiva analisar como os professores concebem esta avaliação externa em larga escala. Como procedimento metodológico utiliza-se a entrevista estruturada com 27 professores da rede pública municipal de Rio Branco/Acre, análise documental e bibliográfica. Como resultado destaca-se que: a Prova Brasil não leva em conta as realidades locais de cada escola, a forma de elaboração da Prova Brasil deve ser melhorada, há falta de suporte para desenvolvimento de um bom trabalho e que esse tipo de avaliação só considera a nota/média alta como sinônimo de qualidade.