Metodologia do ensino de Física: sequência didática aplicada no ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Aula., Ensino., Física., Metodologias

Resumo

Neste trabalho foi abordado uma série de atividades para se desenvolver uma boa aula de Física. Nesse sentido, foi aplicada uma sequência didática através da demonstração de atividades desenvolvidas na modalidade de ensino remoto devido à pandemia do novo corona vírus na disciplina de metodologia do ensino de Física, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos. Nos cursos de graduação, as disciplinas metodológicas servem como base educacional para o educando em formação colocar em prática estratégias e metodologias interessantes e educativas na abordagem do conteúdo, desse modo, essa prática colaborou para a construção do aprendizado pois trabalhou com abordagens ativas de ensino, instigando, dessa forma, o aprendizado e participação dos discentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Andrade, Universidade Federal do Piauí

Acadêmico em Educação do Campo/ Ciências na Natureza.

Fábio Soares da Paz, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática (UFU). Mestre em Educação pela UFPI (2014). Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Licenciado em Física (UFPI).

Referências

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Estratégias de ensino: a importância do plano de aula. Brasil escola: Uol. Disponível em: https://m.educador. brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-do-plano-aula.htm Acesso em: 11 maio 2022.

GALTER, Maria Inalva; FAVORETO, Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Linhas Crítica. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, Brasil, 26: e28281, agost. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/28281/27/06 Acesso em: 11 maio 2022.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios do ensino da física. Revista Brasileira de Ensino De Física, Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, vol. 43, suppl. 1, e 20200451 (2021).

NASCIMENTO, Tiago Lessa do. Repensando o ensino da Física no ensino médio. Universidade Estadual do Ceará. 61 p. Ceará, 2010. Disponível em: https://silo.tips/download/universidade-estadual-do-ceara-tiago-lessa-do-nasicmento-repensando-o-ensino-da Acesso em: 11 maio 2022.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva. A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 25-45, 2010.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Wordwall – crie atividades gamificadas a partir da associação entre palavras. Universidade Federal de Juiz de Fora: Programa Ciensinar, 2020. Disponível em: https://www.ufjf.br/ciensinar/2020/07/17/wordwall-crie-atividades-gamificadas-partir-da-associacao-entre-palavras Acesso em: 11 maio 2022.

Publicado

2022-11-04

Como Citar

Andrade, M. V. ., & Paz, F. S. da. (2022). Metodologia do ensino de Física: sequência didática aplicada no ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9005