As narrativas das crianças do Infantil V sobre o que elas gostam e não gostam na escola

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Escolas, Narrativas

Resumo

O principal objetivo do artigo foi descrever e investigar através das narrativas de quinze crianças da Educação Infantil V “B” em um Centro de Educação Infantil – CEI -  sobre o que elas mais gostam e menos gostam na escola. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2019, antes da pandemia do Coronavírus (covid-19). O procedimento metodológico inspirado em Passeggi e Lani-Bayle (2014), Conti e Passeggi (2014) e Furlanetto (2014), ou seja, o protocolo do boneco em forma de extraterrestre que visita a escola e “conversa” com as crianças. Assim, foi possível pensar sobre a infância vivida por elas na escola, deixando claro a importância da escuta sensível sobre o processo formativo das crianças para que existam possibilidades de modificação nas práticas docentes onde o professor considere o que a criança diz em seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Maria Vanderlane Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Graduanda de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas – GEPAS, bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica – FUNCAP, do Projeto de Narrativas (Auto)Biográficas das crianças em espaços escolares e não escolares sobre ser criança, viver a infância, escola e processo ensino-aprendizagem.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010).Professora Associada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (auto)biográficas - GEPAS.

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

Silva, M. V. ., & Astigarraga, A. A. . (2022). As narrativas das crianças do Infantil V sobre o que elas gostam e não gostam na escola. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8907