Formação continuada: concepções e práticas para uma educação inclusiva no Ensino Fundamental I

Autores

Palavras-chave:

Público-alvo da Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação docente

Resumo

A inclusão escolar está assentada na ideia de respeito à diversidade, concepção que deve refletir em ações que levem todos os alunos a permanecerem na escola de forma digna e sendo estimulados em seu desenvolvimento. Para tanto é essencial que os professores tenham um aperfeiçoamento na sua formação docente de modo que possam trabalhar com mais possibilidades metodológicas. O estudo apresentado teve como problema: como se dá a efetivação de práticas pedagógicas de professores de sala comum no Ensino Fundamental I, com vistas a uma inclusão escolar? O objetivo             se debruçou em analisar a influência da formação continuada de professores na perspectiva de práticas pedagógicas inclusivas para o Ensino Fundamental I em uma escola pública e outra privada na cidade de Ipiranga do Piauí. A pesquisa consiste numa abordagem qualitativa e é caracterizada como pesquisa bibliográfica e também de campo. Teve como âncora autores como Díaz (2009), Silva (2014) e Souza e Rodrigues (2015), os quais auxiliaram a entrada na pesquisa de campo, onde se deu com a participação de    quatro professoras, duas que atuam na rede de ensino privada e duas da rede municipal da referida cidade, afim de se estabelecer uma comparação entre ambas. Como resultado consta-se que as formações básicas e continuadas são essenciais para a efetivação de boas práticas inclusivas. Os dados mostram que há um esforço das participantes em ações pedagógicas que incluam a todos os alunos em sala, tanto na rede pública quanto na privada. Foi possível compreender que as práticas pedagógicas vão se dando de forma inclusiva, mas ainda timidamente e que uma formação continuada auxiliará as docentes a um melhor desenvolvimento do processo de ensino.

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Biografia do Autor

Aline de Jesus Bulcão, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI). Professora auxiliar de reforço escolar.

Fabrícia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Kurios). Especialista em Neurociência e Educação (Centro Universitário Celso Lisboa). Licenciada em Pedagogia (URCA). Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva.

Kátya Elyzabeth Charapa Alves, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

Graduada em pedagogia pela Faculdade Kurios e especialização em Psicopedagogia pela FIP,  atuante na  Educação Básica no município de Juazeiro do Norte - Ce.

Referências

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

Bulcão, A. de J. ., Silva, F. G. da ., & Alves, K. E. C. . (2022). Formação continuada: concepções e práticas para uma educação inclusiva no Ensino Fundamental I. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8870