Formação continuada: concepções e práticas para uma educação inclusiva no Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Público-alvo da Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação docenteResumo
A inclusão escolar está assentada na ideia de respeito à diversidade, concepção que deve refletir em ações que levem todos os alunos a permanecerem na escola de forma digna e sendo estimulados em seu desenvolvimento. Para tanto é essencial que os professores tenham um aperfeiçoamento na sua formação docente de modo que possam trabalhar com mais possibilidades metodológicas. O estudo apresentado teve como problema: como se dá a efetivação de práticas pedagógicas de professores de sala comum no Ensino Fundamental I, com vistas a uma inclusão escolar? O objetivo se debruçou em analisar a influência da formação continuada de professores na perspectiva de práticas pedagógicas inclusivas para o Ensino Fundamental I em uma escola pública e outra privada na cidade de Ipiranga do Piauí. A pesquisa consiste numa abordagem qualitativa e é caracterizada como pesquisa bibliográfica e também de campo. Teve como âncora autores como Díaz (2009), Silva (2014) e Souza e Rodrigues (2015), os quais auxiliaram a entrada na pesquisa de campo, onde se deu com a participação de quatro professoras, duas que atuam na rede de ensino privada e duas da rede municipal da referida cidade, afim de se estabelecer uma comparação entre ambas. Como resultado consta-se que as formações básicas e continuadas são essenciais para a efetivação de boas práticas inclusivas. Os dados mostram que há um esforço das participantes em ações pedagógicas que incluam a todos os alunos em sala, tanto na rede pública quanto na privada. Foi possível compreender que as práticas pedagógicas vão se dando de forma inclusiva, mas ainda timidamente e que uma formação continuada auxiliará as docentes a um melhor desenvolvimento do processo de ensino.
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Referências
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