Formação de professores e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): um levantamento bibliográfico

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Crianças

Resumo

Este artigo tem como tema Formação de professores e TDAH: um levantamento bibliográfico. Considerando o crescimento de crianças diagnosticadas com o transtorno em sala de aula, e em consequência disso um baixo nível de desenvolvimento com relação ao ensino- aprendizagem. Este trabalho objetiva mapear produções científicas sobre as categorias Formação de professores e TDAH em base de dados científicos e analisar o discurso delas sobre essa relação. Realizou-se um estado da arte com abordagem qualitativa, no Portal Periódico Capes, pesquisando trabalhos publicados com a temática supradita nos últimos cinco anos (2017-2021). Os resultados mostram que existe uma quantidade mínima de trabalhos publicados sobre o assunto, e que ainda há dificuldades para compreender o TDAH, existindo muitos obstáculos que precisam ser superados para que com a formação dos professores as crianças possam ter mais oportunidade de garantir o seu direito de uma educação com qualidade e igualitária para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátya Elyzabeth Charapa Alves, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

Graduada em pedagogia pela Faculdade Kurios e especialização em Psicopedagogia pela FIP,  atuante na  Educação Básica no município de Juazeiro do Norte - Ce.

Gercilene Oliveira de Lima, Universidade Federal do Cariri

Professora Adjunta (UFCA). Doutora em Educação (UFC). Mestre em Educação (UECE), Especialista em Multidimensionalidade do Ensino da Arte e Formação do Arte-Educador (URCA). Grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas - DIAFHNA/UFC. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Tecnologia e Educação - INCINATE.

Fabrícia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Neurociência e Educação. Licenciada em Pedagogia (URCA). Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva.

Referências

CORDEIRO, S.M.N., YAEGASHI S.F.R., OLIVEIRA, L.V. de. Representações sociais sobre TDAH e medicalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12 n.3 jul/set, ano 2018.

COUTO, D. P.; CASTRO J. E. A criança entre a subjetividade dos pais e o ideal médio-científico. Revista Ágora, v. XXII n.1 jan/abr, ano 2019.

FERRACIOLI, M.U., TRINDADE R.G., MAGALHÃES G.M. O estudo concreto da atenção e seu desenvolvimento em contexto escolar. Interação em Psicologia, vol. 24, n. 3, ano 2020.

GIACOMINI, Márcia Cristina Carriel; GIACOMINI, Odair. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e educação física. Revista Digital efdepORTES. Buenos Aires, nª 99, ano 11, ago. 2006.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29 Mai./Jun. 1995.

MAGALHÃES, R. C. B. P.; ALBINO, I. B. Formação Docente na Pós-Graduação: apontamentos sobre uma experiência na área de educação especial. Revista Educação Especial em Debate, v. 2, p. 7-19, 2016.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MUSZKAT, Mauro; MIRANDA, Mônica Carolina; RIZZUTTI, Sueli. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: Cortez, 2011.

NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard S.; SIMÕES, Estela M. S. O que representa a atenção para a epistemologia da aprendizagem na contemporaneidade? – a percepção docente. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. esp, n. 3, p. 2026-2040, dez., 2018.

ROMANOVISQ, Joana Paulino; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SILVA, A. P., MARTUCCI, H. N., LIMA, A. M. D., COSTA, F. O., OLIVEIRA, H. A. D., FRÈRE, A. F. Desenvolvimento de jogo computadorizado para auxiliar o letramento de crianças com hiperatividade. In: Anais VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, Monterrey, México, 2004.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Alves, K. E. C. ., Lima, G. O. de ., & Silva, F. G. da . (2022). Formação de professores e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): um levantamento bibliográfico. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8768