Saberes Docentes no Estágio Curricular Supervisionado: narrativas de estudantes-professoras

Autores

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Formação Contínua de Professores, Saberes Docentes, Pesquisa Narrativa

Resumo

O presente artigo é resultante de uma pesquisa desenvolvida com estudantes-professores e teve como objeto de estudo o Estágio Curricular   Supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Investigamos o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), um programa de formação em nível superior para professores da Educação Básica. Apresentamos as perguntas norteadoras: Que concepção de saberes docentes, o Estágio Curricular Supervisionado proporcionou às estudantes-professoras? Quais são os saberes docentes mobilizados no Estágio Curricular Supervisionado? O objetivo geral da pesquisa foi compreender o Estágio Curricular Supervisionado no curso de Pedagogia do Parfor da Urca, como possibilidade de ressignificação dos saberes docentes. A investigação que adotamos foi de natureza qualitativa, e a abordagem está centrada na pesquisa narrativa. A investigação acerca das leituras e narrativas das protagonistas da pesquisa, reafirmam a centralidade do estágio no desenvolvimento profissional com destaque para os saberes docentes, mediante formação em exercício.

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Biografia do Autor

Gercilene Oliveira de Lima, Universidade Federal do Cariri

Professora Adjunta (UFCA). Doutora em Educação (UFC). Mestre em Educação (UECE), Especialista em Multidimensionalidade do Ensino da Arte e Formação do Arte ( URCA). Grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas - DIAFHNA/UFC. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Tecnologia e Educação - INCINATE.

Kátya Elyzabeth Charapa Alves, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

Graduada em pedagogia pela Faculdade Kurios e especialização em Psicopedagogia pela FIP,  atuante na  Educação Básica no município de Juazeiro do Norte - Ce.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Lima, G. O. de ., & Alves, K. E. C. . (2022). Saberes Docentes no Estágio Curricular Supervisionado: narrativas de estudantes-professoras. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8798