Saberes Docentes no Estágio Curricular Supervisionado: narrativas de estudantes-professoras
Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, Formação Contínua de Professores, Saberes Docentes, Pesquisa NarrativaResumo
O presente artigo é resultante de uma pesquisa desenvolvida com estudantes-professores e teve como objeto de estudo o Estágio Curricular Supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Investigamos o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), um programa de formação em nível superior para professores da Educação Básica. Apresentamos as perguntas norteadoras: Que concepção de saberes docentes, o Estágio Curricular Supervisionado proporcionou às estudantes-professoras? Quais são os saberes docentes mobilizados no Estágio Curricular Supervisionado? O objetivo geral da pesquisa foi compreender o Estágio Curricular Supervisionado no curso de Pedagogia do Parfor da Urca, como possibilidade de ressignificação dos saberes docentes. A investigação que adotamos foi de natureza qualitativa, e a abordagem está centrada na pesquisa narrativa. A investigação acerca das leituras e narrativas das protagonistas da pesquisa, reafirmam a centralidade do estágio no desenvolvimento profissional com destaque para os saberes docentes, mediante formação em exercício.
Downloads
Referências
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber às Práticas Educativas. 1 ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
JOVCHELOVITCH, Sandra & BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In BAUER, Martin W. e George Gaskell. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MINAYO, Maria C. de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
OLINDA, Ercília Maria Braga de. Narrativas de Vida de uma Jovem que “Caminha para Si” na Práxis Educativa Popular. In OLINDA, Ercília Maria Braga de. CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva (Orgs.). Artes do Existir: trajetórias de vida e formação. Fortaleza: Edições UFC, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gercilene Oliveira de Lima, Kátya Elyzabeth Charapa Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.