Competências gerais no livro didático numa sala do Ensino Fundamental anos Iniciais

Autores

Palavras-chave:

Livro Didático, Competências, Ensino Fundamental, Docência

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o uso do livro didático em sala de aula atrelado às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), no 2º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de língua portuguesa. Os principais teóricos utilizados para fundamentação foram: Botelho (2019) e Silva (1996). A abordagem dessa pesquisa é uma abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com uma professora de língua portuguesa do ensino fundamental, atuante nas turmas de 2º ano, numa escola de Amontada (CE), além da observação de quatro aulas na turma em que a docente atua. Como resultados obtidos, destacamos que o livro didático tem papel fundamental dentro da prática da professora, bastante valorizado dentro da educação no município. Destacou-se ainda, que o livro apresentou uma ótima estrutura que explica o direcionamento de todas as atividades e rotina, bem como os momentos de estudos, conforme a BNCC orienta.

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Biografia do Autor

Carine Thilse Moura do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Aluna do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará, no polo da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi).

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará/Sorbonne Cité Paris 13/Nord, docente do curso de Pedagogia e outras licenciaturas da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre. UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SILVA, M. A. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821. set./dez. 2012.

WITZEL, Denise Gabriel. Identidade e livro didático: Movimentos identitários do professor de Língua Portuguesa. Dissertação (mestrado). Centro de ciências humanas, letras e artes. Curso de mestrado em linguística aplicada. Área de concentração: ensino-aprendizagem de língua materna, 2002.

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Nascimento, C. T. M. do ., & Olinda, S. R. de . (2022). Competências gerais no livro didático numa sala do Ensino Fundamental anos Iniciais. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8818