Competências gerais no livro didático numa sala do Ensino Fundamental anos Iniciais
Palavras-chave:
Livro Didático, Competências, Ensino Fundamental, DocênciaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o uso do livro didático em sala de aula atrelado às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), no 2º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de língua portuguesa. Os principais teóricos utilizados para fundamentação foram: Botelho (2019) e Silva (1996). A abordagem dessa pesquisa é uma abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com uma professora de língua portuguesa do ensino fundamental, atuante nas turmas de 2º ano, numa escola de Amontada (CE), além da observação de quatro aulas na turma em que a docente atua. Como resultados obtidos, destacamos que o livro didático tem papel fundamental dentro da prática da professora, bastante valorizado dentro da educação no município. Destacou-se ainda, que o livro apresentou uma ótima estrutura que explica o direcionamento de todas as atividades e rotina, bem como os momentos de estudos, conforme a BNCC orienta.
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Referências
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