Contexto social e escolarização: Relatos de egressos das escolas de Canaan

Autores

Palavras-chave:

Escolarização, Contexto social, Aspectos escolares, Aspectos extraescolares

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como o contexto social, nos âmbitos familiar, cultural e financeiro, interfere no processo de escolarização do aluno, tendo como base os dados colhidos através de entrevistas semiestruturadas com três indivíduos tidos como sujeitos deste estudo, que residem e concluíram todo o seu processo básico de ensino no distrito de Canaan, município de Trairi/Ce. Com uma abordagem qualitativa, procura trazer elementos que contribuam para o entendimento e acesso a informações em torno do assunto. Para os fundamentos desta pesquisa, utilizamo-nos de autores que analisam as relações entre contexto social e escola, bem como documentos que regulamentam a educação de nosso país. Os resultados desta pesquisa mostram que as vivências a que os alunos são submetidos em seu contexto geral de vida, traz para eles consequências na sua formação de um modo geral. 

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Biografia do Autor

Nádson de Oliveira de Sousa, Rede pública municipal de Trairi-Ce

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Professor contratado da rede pública municipal de Trairi-Ce. 

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará/Sorbonne Cité Paris 13/Nord, docente do curso de Pedagogia e outras licenciaturas da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi).

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Sousa, N. de O. de ., & Olinda, S. R. de . (2022). Contexto social e escolarização: Relatos de egressos das escolas de Canaan. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8758