Contexto social e escolarização: Relatos de egressos das escolas de Canaan
Palavras-chave:
Escolarização, Contexto social, Aspectos escolares, Aspectos extraescolaresResumo
Este artigo tem por objetivo compreender como o contexto social, nos âmbitos familiar, cultural e financeiro, interfere no processo de escolarização do aluno, tendo como base os dados colhidos através de entrevistas semiestruturadas com três indivíduos tidos como sujeitos deste estudo, que residem e concluíram todo o seu processo básico de ensino no distrito de Canaan, município de Trairi/Ce. Com uma abordagem qualitativa, procura trazer elementos que contribuam para o entendimento e acesso a informações em torno do assunto. Para os fundamentos desta pesquisa, utilizamo-nos de autores que analisam as relações entre contexto social e escola, bem como documentos que regulamentam a educação de nosso país. Os resultados desta pesquisa mostram que as vivências a que os alunos são submetidos em seu contexto geral de vida, traz para eles consequências na sua formação de um modo geral.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. NOGUEIRA, Maria Alice. CATANI, Afrânio (Org.). 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BRASIL. As desigualdades na escolarização no Brasil: relatório de observação nº 4. 2ª ed. Brasília: Presidência da República, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES, 2011.
CECCON, Claudius. et al. A vida na escola e a escola da vida. 23ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
GERHARDT, Tatiana E. SILVEIRA, Denise T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
MAZUCATO, Thiago (Org.). ZAMBELLO, Aline V. et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho cientifico. Penápolis: FUNEPE, 2018.
MINAYO, Maria C. de S. (Org.). DESLANDES, Suely F. GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 31-80.
SOUSA, Nádson de Oliveira de. Inter-relações entre social e escolarização na formação dos alunos: uma análise no distrito de Canaan. Trabalho de conclusão de curso (GRADUAÇÃO) - Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca, Curso de Pedagogia, Itapipoca, 2022. Orientação: Prof. Dr. Sahmaroni Rodrigues de Olinda. 2022.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nádson de Oliveira de Sousa, Sahmaroni Rodrigues de Olinda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.