Atuação docente de Teresa Cristina Loureiro de Lima em Fortaleza-CE

Autores

Palavras-chave:

Biografia., Educação de mulheres., Mulher educadora

Resumo

Este trabalho foi realizado a partir de uma entrevista com a pedagoga cearense Teresa Cristina Loureiro de Lima, com o objetivo de escrever a sua biografia, cujo foco é o percurso educativo e profissional dessa educadora. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo biográfico, desenvolvido a partir da História Oral como metodologia, que possibilitou a entrevista livre com a biografada, com base nas suas memórias individuais e coletivas. Os resultados do estudo possibilitam a compreensão de como a história da educação cearense, prioritariamente do município de Fortaleza, foi sendo construída e transformada ao longo desses últimos 60 anos. Há mais de 20 anos atuando na escola pública, a trajetória profissional de Teresa traz reflexões importantes acerca das mudanças na educação e na formação de professores no âmbito municipal; além de abordar sobre a dupla jornada feminina, na qual a mulher precisa cuidar da casa, dos filhos e ter que conciliar tudo isso ao estudo e ao trabalho. Conclui-se a importância deste trabalho, para que haja uma maior visibilidade a educadoras que assim como Teresa contribuíram para o desenvolvimento educativo do Estado do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Arcelino Dias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); estagiária do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Municipal Marcos Valentim, no município de Fortaleza-CE.

Referências

ALMEIDA, R. P. B., CAVALCANTE, I. F., & LEMOS, E. C. Formação continuada do docente da educação profissional: contribuição do Campus ZL/IFRN. Ensino em Perspectivas, v. 1, n.2, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4572 Acesso em: 29 ago. 2022.

ARAÚJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues. A tradicional Escola Normal Rural Cearense chega ao Bairro de Fátima Formação das primeiras professoras primárias (1958-1950). Fortaleza: Edições UFC, 2015.

BURKE, P. A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1992.

CARVALHO, S. O. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. DA S. Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987). Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. e55406, 29 nov. 2021. Diaponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/55406 Acesso em: 16 dez. 2021.

CASTELO, P. A. História do ensino no Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial, 1970.

DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. 2. ed, São Paulo: USO, 2015.

FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Hilda Agnes Hübner Flores: história da educação de uma interiorana descendente de boêmios (1939-1955). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 63, p. 207-222, 29 set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10966. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; SANTOS, F. M. B. dos; PEREIRA, A. S. M. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9387. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9387. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 29 abr. 2021. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; CARVALHO, Scarlett O’hara Costa; NASCIMENTO, Lorena Brenda Santos memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; COSTA, Maria Aparecida Alves da; LEITE, Hugo de Oliveira. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i01.13775. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; HERNÁNDEZ DÍAZ, José María; FREIRE, Vitória Cherida Costa. História da Educação na biografia da transexual José Honorato Batista Neta. Foro de Educación, v. 19, n. 2, p. 289-293, dez. 2021. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/796. Acesso em: 16 dez. 2021.

LEITE, E. X.; FREIRE, A. M. DOS S.; CARVALHO, R. O. de C. Duas faces do mesmo lado: educação infantil e o desenvolvimento integral da criança, uma reflexão a partir de Paulo Freire. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 3, p.1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6559 Acesso em: 29 ago. 2022.

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197 Acesso em: 29 abr. 2021.

LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001. p. 443 - 481.

MEIHY, J. C. S. B; HOLANDA, F. História oral: como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094. Acesso em: 29 abr. 2021.

MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519. Acesso em: 28 abr. 2021.

OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4912. Acesso em: 16 dez. 2021.

MINAYO, M. C de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

NOGUEIRA, Delane Lima. Amália Xavier e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: registros sob a constituição de uma cultura docente para a educação no campo. Fortaleza: Editora IMEPH, 2011.

NUNES, L. Prefácio. In: In: FIALHO, L, M, F; MACHADO, C, J, dos S; ALMEIDA, G, M de A; SANTANA, J, R (Org.). Ensaios de memórias e oralidades. Fortaleza: Edições UFC, 2014, p. 11-17.

PEREIRA, A. S. M.; SOUSA, A. C. B. de; FIALHO, L. M. F. Helena Potiguara: biografia da educadora indígena (1954-2009). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1386–1403, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15288. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15288. Acesso em: 16 dez. 2021.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Form., v. 5, n. 13, p. 151–171, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271. Acesso em: 29 ago. 2022.

SOUSA, J. M. Sistema Educacional Cearense. Recife: MEC/INEP, 1961.

VIEIRA, S. L. História da Educação no Ceará: sobre promessas, fatos e feitos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Dias, I. C. A. (2022). Atuação docente de Teresa Cristina Loureiro de Lima em Fortaleza-CE. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8480