Atuação docente de Teresa Cristina Loureiro de Lima em Fortaleza-CE

Autores

Palavras-chave:

Biografia., Educação de mulheres., Mulher educadora

Resumo

Este trabalho foi realizado a partir de uma entrevista com a pedagoga cearense Teresa Cristina Loureiro de Lima, com o objetivo de escrever a sua biografia, cujo foco é o percurso educativo e profissional dessa educadora. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo biográfico, desenvolvido a partir da História Oral como metodologia, que possibilitou a entrevista livre com a biografada, com base nas suas memórias individuais e coletivas. Os resultados do estudo possibilitam a compreensão de como a história da educação cearense, prioritariamente do município de Fortaleza, foi sendo construída e transformada ao longo desses últimos 60 anos. Há mais de 20 anos atuando na escola pública, a trajetória profissional de Teresa traz reflexões importantes acerca das mudanças na educação e na formação de professores no âmbito municipal; além de abordar sobre a dupla jornada feminina, na qual a mulher precisa cuidar da casa, dos filhos e ter que conciliar tudo isso ao estudo e ao trabalho. Conclui-se a importância deste trabalho, para que haja uma maior visibilidade a educadoras que assim como Teresa contribuíram para o desenvolvimento educativo do Estado do Ceará.

Downloads

Biografia do Autor

Isabel Cristina Arcelino Dias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); estagiária do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Municipal Marcos Valentim, no município de Fortaleza-CE.

Referências

ALMEIDA, R. P. B., CAVALCANTE, I. F., & LEMOS, E. C. Formação continuada do docente da educação profissional: contribuição do Campus ZL/IFRN. Ensino em Perspectivas, v. 1, n.2, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4572 Acesso em: 29 ago. 2022.

ARAÚJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues. A tradicional Escola Normal Rural Cearense chega ao Bairro de Fátima Formação das primeiras professoras primárias (1958-1950). Fortaleza: Edições UFC, 2015.

BURKE, P. A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1992.

CARVALHO, S. O. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. DA S. Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987). Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. e55406, 29 nov. 2021. Diaponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/55406 Acesso em: 16 dez. 2021.

CASTELO, P. A. História do ensino no Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial, 1970.

DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. 2. ed, São Paulo: USO, 2015.

FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Hilda Agnes Hübner Flores: história da educação de uma interiorana descendente de boêmios (1939-1955). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 63, p. 207-222, 29 set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10966. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; SANTOS, F. M. B. dos; PEREIRA, A. S. M. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9387. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9387. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 29 abr. 2021. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; CARVALHO, Scarlett O’hara Costa; NASCIMENTO, Lorena Brenda Santos memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; COSTA, Maria Aparecida Alves da; LEITE, Hugo de Oliveira. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i01.13775. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; HERNÁNDEZ DÍAZ, José María; FREIRE, Vitória Cherida Costa. História da Educação na biografia da transexual José Honorato Batista Neta. Foro de Educación, v. 19, n. 2, p. 289-293, dez. 2021. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/796. Acesso em: 16 dez. 2021.

LEITE, E. X.; FREIRE, A. M. DOS S.; CARVALHO, R. O. de C. Duas faces do mesmo lado: educação infantil e o desenvolvimento integral da criança, uma reflexão a partir de Paulo Freire. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 3, p.1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6559 Acesso em: 29 ago. 2022.

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197 Acesso em: 29 abr. 2021.

LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001. p. 443 - 481.

MEIHY, J. C. S. B; HOLANDA, F. História oral: como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094. Acesso em: 29 abr. 2021.

MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519. Acesso em: 28 abr. 2021.

OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4912. Acesso em: 16 dez. 2021.

MINAYO, M. C de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

NOGUEIRA, Delane Lima. Amália Xavier e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: registros sob a constituição de uma cultura docente para a educação no campo. Fortaleza: Editora IMEPH, 2011.

NUNES, L. Prefácio. In: In: FIALHO, L, M, F; MACHADO, C, J, dos S; ALMEIDA, G, M de A; SANTANA, J, R (Org.). Ensaios de memórias e oralidades. Fortaleza: Edições UFC, 2014, p. 11-17.

PEREIRA, A. S. M.; SOUSA, A. C. B. de; FIALHO, L. M. F. Helena Potiguara: biografia da educadora indígena (1954-2009). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1386–1403, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15288. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15288. Acesso em: 16 dez. 2021.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Form., v. 5, n. 13, p. 151–171, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271. Acesso em: 29 ago. 2022.

SOUSA, J. M. Sistema Educacional Cearense. Recife: MEC/INEP, 1961.

VIEIRA, S. L. História da Educação no Ceará: sobre promessas, fatos e feitos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Dias, I. C. A. (2022). Atuação docente de Teresa Cristina Loureiro de Lima em Fortaleza-CE. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8480