Formação de um estudante com paralisia cerebral no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Superior, Formação Acadêmica, Aluno com Deficiência

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo principal analisar a formação acadêmica de um aluno com paralisia cerebral em um dos campi interioranos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Esta pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. A análise dos dados indicou que o aluno, cuja formação foi estudada, não apresentou grandes dificuldades em desenvolver seu potencial de aprendizagem, mesmo diante das condições inadequadas do Centro em que estudava (arquitetônicas, curriculares e pedagógicas). O êxito de sua formação foi atribuído aos esforços e capacidade do aluno, assim como à colaboração entre os profissionais da instituição, colegas e a família do estudante – expressão da proposta de educação integracionista, em vez, de inclusiva.

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Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Sales Mota, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor no CECITEC-UECE. Graduado em Pedagogia pela UECE. Especialista em Educação Inclusiva pela UNIMES e em Psicologia e o Desenvolvimento Infantil pela FAMEESP. Mestre em Educação pela UECE.

Geandra Claudia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia. Mestrado em Educação Especial e Doutorado em Educação. Professora com atuação na graduação e pós-graduação na UECE. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial (GPEE/UECE).

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Mota, B. de O. S. ., & Santos, G. C. S. (2021). Formação de um estudante com paralisia cerebral no Ensino Superior . Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5873

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