Evasão estudantil no curso de licenciatura em química da FECLESC/UECE
Palavras-chave:
Evasão Estudantil, Licenciatura em Química, Ensino Superior, FECLESCResumo
Este artigo aborda o tema da evasão estudantil no ensino superior e apresenta dados preliminares sobre os tipos e as causas da evasão no curso de licenciatura em Química da FECLESC/UECE. Foram analisados dados de uma amostra de 11 sujeitos que evadiram, no período entre 2012 e 2020, identificados no sistema de controle acadêmico da Faculdade. Além disso, utilizamos como instrumental de coleta de dados um formulário elaborado por intermédio da plataforma Google Forms e o contato com os sujeitos se deu por meio das redes sociais. Os resultados preliminares já demonstram a diversidade de tipos e causas da evasão no curso pesquisado, indicando uma tendência para falta de identificação com o curso e com a profissão ser a principal causa. Não obstante, por tratar-se ainda de 8% da amostra total, não podemos considerar esse dado como definitivo.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Valesca da Silva; ALMEIDA, Danusa Mendes; SOUSA, Antônia Râmylla Brito. A evasão no curso de Pedagogia (FECLESC/UECE): Dados preliminares. In: Anais do V Seminário Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza: EdUECE, 2018, p. 583-591.
BUENO, J.L. A evasão de alunos. Jornal da USP. São Paulo: USP, 1993.
DO Ó, Yoná Oliveira; ALMEIDA, Danusa Mendes; BARBOSA, Maria Valesca da Silva. A evasão estudantil no curso de Pedagogia (FECLESC/UECE). In: Anais do V Seminário Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza: EdUECE, 2018, p. 637-646.
DE LIMA, F. S.; ZAGO, Nadir. Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior: a realidade de uma universidade comunitária. In: Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 2, p. 366-386, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo. Atlas, 2008.
GILIOLI, Renato de S. P. Evasão em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil: Expansão da Rede, Sisu e Desafios. Estudo Técnico. Brasília: Câmara dos Deputados, 2016.
MELO, Ana Danielle de Queiroz; SALDANHA, Sabrina Maria Cordeiro. A retenção dos alunos da Licenciatura em Química do IFCE, campus Quixadá: uma análise. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 13, e202005, p. 1-16, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/danus/Downloads/januario,+e202005.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
MELO, Mikaelly Maria Oliveira; LOPES, Antonio Arnaldo; ALMEIDA, Danusa Mendes. Evasão no Ensino Superior: Breves Apontamentos. In: XXVI Semana Universitária da UECE, 2021, Fortaleza. Anais da XXVI Semana Universitária da UECE. Fortaleza, 2021. p. 1-4. Disponível em: file:///C:/Users/danus/Downloads/1100652671-RES28102021-014253%20(1).pdf. Acesso em: 11 set. 2022.
ROLIM, Maria José; ALMEIDA, Danusa Mendes. A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 01-12, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antonio Arnaldo Lopes, Danusa Mendes Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.