Evasão estudantil no curso de licenciatura em química da FECLESC/UECE

Autores

Palavras-chave:

Evasão Estudantil, Licenciatura em Química, Ensino Superior, FECLESC

Resumo

Este artigo aborda o tema da evasão estudantil no ensino superior e apresenta dados preliminares sobre os tipos e as causas da evasão no curso de licenciatura em Química da FECLESC/UECE. Foram analisados dados de uma amostra de 11 sujeitos que evadiram, no período entre 2012 e 2020, identificados no sistema de controle acadêmico da Faculdade. Além disso, utilizamos como instrumental de coleta de dados um formulário elaborado por intermédio da plataforma Google Forms e o contato com os sujeitos se deu por meio das redes sociais. Os resultados preliminares já demonstram a diversidade de tipos e causas da evasão no curso pesquisado, indicando uma tendência para falta de identificação com o curso e com a profissão ser a principal causa. Não obstante, por tratar-se ainda de 8% da amostra total, não podemos considerar esse dado como definitivo.   

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Biografia do Autor

Antonio Arnaldo Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará, FECLESC/UECE. Bolsista de Iniciação Científica (IC) (FUNCAP)

Danusa Mendes Almeida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará, FECLESC/UECE. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Lopes, A. A. ., & Almeida, D. M. . (2022). Evasão estudantil no curso de licenciatura em química da FECLESC/UECE. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8834