Uso de metodologias ativas no ensino de saúde sexual
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16519Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Educação Sexual, Ensino Investigativo, AdolescênciaResumo
A educação no Brasil vem se transformando, especialmente com a adoção de metodologias ativas, que estimulam a participação, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Este trabalho relata a aplicação de metodologias ativas na disciplina eletiva de Educação Sexual em uma escola pública de ensino médio em tempo integral, no município de Madalena-CE, envolvendo uma turma do 1º ano. A intervenção foi organizada a partir de um recurso denominado “caixa de dúvidas”, que norteou a ementa dividida em cinco módulos. A metodologia incluiu questionários diagnósticos e avaliativos, aulas dialogadas, cartazes e sala de aula invertida. Os resultados revelaram evolução significativa no conhecimento dos estudantes, evolução significativa no conhecimento dos estudantes, especialmente sobre métodos contraceptivos, ISTs e cuidados com a saúde íntima, além de maior segurança e criticidade nas discussões. Desse modo, conclui-se que o uso de metodologias ativas favorece a aprendizagem significativa em temas sensíveis, fortalece o protagonismo estudantil e contribui para a formação cidadã.
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