Uso de metodologias ativas no ensino de saúde sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16519

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação Sexual, Ensino Investigativo, Adolescência

Resumo

A educação no Brasil vem se transformando, especialmente com a adoção de metodologias ativas, que estimulam a participação, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Este trabalho relata a aplicação de metodologias ativas na disciplina eletiva de Educação Sexual em uma escola pública de ensino médio em tempo integral, no município de Madalena-CE, envolvendo uma turma do 1º ano. A intervenção foi organizada a partir de um recurso denominado “caixa de dúvidas”, que norteou a ementa dividida em cinco módulos. A metodologia incluiu questionários diagnósticos e avaliativos, aulas dialogadas, cartazes e sala de aula invertida. Os resultados revelaram evolução significativa no conhecimento dos estudantes, evolução significativa no conhecimento dos estudantes, especialmente sobre métodos contraceptivos, ISTs e cuidados com a saúde íntima, além de maior segurança e criticidade nas discussões. Desse modo, conclui-se que o uso de metodologias ativas favorece a aprendizagem significativa em temas sensíveis, fortalece o protagonismo estudantil e contribui para a formação cidadã.

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Biografia do Autor

Lyandra Maria de Sousa Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Ensino de Ciências (C10) - UAB/UECE, Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UECE), Professora temporária da rede estadual de ensino em Madalena/CE.

Cássio Marinho Campelo, Universidade Estadual do Ceará

Doutor e Mestre em Microbiologia Médica (UFC), Especialista em Bioquímica Clínica e Biologia Molecular Aplicadas à área da Saúde (UECE), Biólogo licenciado (UVA), tutor na Especialização em Ensino de Ciências (C10) – UAB/CAPES/MEC/CCT/UECE, Professor efetivo da Educação Básica na área de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental em Redenção/CE.

Gabrielle Silva Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Coordenadora da Especialização em Ensino de Ciências (C10) do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES/MEC/CCT/UECE. Doutora e Mestre em Educação Brasileira (UFC), Licenciada em Pedagogia (UNICHRISTUS) e Química (ÚNICA-PROMINAS).

 

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Barbosa, L. M. de S., Campelo, C. M., & Marinho, G. S. (2025). Uso de metodologias ativas no ensino de saúde sexual. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–12. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16519

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