Impactos do isolamento social no ensino de matemática anos finais ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Ensino fundamental 2, Ensino remoto

Resumo

O atual contexto educacional que vivemos de retomada das aulas presenciais, nos leva a refletir os impactos causados pela pandemia do covid-19. Objetivos: Compreender os reais impactos do isolamento social no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Metodologia: Revisão narrativa da literatura. Resultados: Os estudos analisados apontam lacunas no desenvolvimento de habilidades essenciais ao educando como; dificuldades de adaptação à metodologia do ensino on-line e falta de motivação dos alunos no ensino remoto; o fato de os próprios alunos reconhecerem que a aprendizagem nas aulas online não foi satisfatória2 e que o ensino remoto não é suficiente na oferta e inclusão a todos, gerando exclusão e impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento intelectual dos alunos. Conclusão: Podemos concluir que os impactos do ensino remoto na disciplina de matemática afetaram drasticamente a aprendizagem dos alunos, com desafios que estão sendo enfrentados na retomada do ensino presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ravene Rodrigues de Araújo, Prefeitura Municipal de Redenção

Pós graduada em Gestão e Coordenação Escolar. Professora do Ensino Básico no Município de    Redenção, com atuação na área de matemática do ensino fundamental.

Cássio Marinho Campelo, Prefeitura Municipal de Redenção

Doutor e Mestre em Microbiologia Médica. Professor Visitante da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Professor do Ensino Básico no Município de Redenção, com atuação nas áreas de ciência, metodologias ativas e educação em saúde.

Referências

BARCELLOS, Barcellos; GOMES, Matheus; OLIVEIRA, João Batista Araujo e. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/KphYGvLvmGSXhBTL5F6zfwm/?lang=pt Acesso em: 25 ago. 2022.

GOMES, Edcarlos Gonçalves; SANTOS, Clairton Lourenço; SILVA, Francisco de Assis Bento da. O ensino da matemática em tempos de pandemia: desafios e reflexões. Disponível em: https://editorametrics.com.br/livro/fazeres-educacionais-na-pluralidade-de-contextos

Acesso em: 17 ago. 2022.

NETO, Manoel Soares da Silva; SILVA, João Batista Rodrigues da. Reflexões do ensino da matemática na pandemia do covid-19: desafio e aprendizagem. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID8863_14102021210207.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Araújo, M. R. R. de, & Campelo, C. M. (2022). Impactos do isolamento social no ensino de matemática anos finais ensino fundamental. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8976