Impactos do isolamento social no ensino de matemática anos finais ensino fundamental
Palavras-chave:
Ensino de matemática, Ensino fundamental 2, Ensino remotoResumo
O atual contexto educacional que vivemos de retomada das aulas presenciais, nos leva a refletir os impactos causados pela pandemia do covid-19. Objetivos: Compreender os reais impactos do isolamento social no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Metodologia: Revisão narrativa da literatura. Resultados: Os estudos analisados apontam lacunas no desenvolvimento de habilidades essenciais ao educando como; dificuldades de adaptação à metodologia do ensino on-line e falta de motivação dos alunos no ensino remoto; o fato de os próprios alunos reconhecerem que a aprendizagem nas aulas online não foi satisfatória2 e que o ensino remoto não é suficiente na oferta e inclusão a todos, gerando exclusão e impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento intelectual dos alunos. Conclusão: Podemos concluir que os impactos do ensino remoto na disciplina de matemática afetaram drasticamente a aprendizagem dos alunos, com desafios que estão sendo enfrentados na retomada do ensino presencial.
Downloads
Referências
BARCELLOS, Barcellos; GOMES, Matheus; OLIVEIRA, João Batista Araujo e. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/KphYGvLvmGSXhBTL5F6zfwm/?lang=pt Acesso em: 25 ago. 2022.
GOMES, Edcarlos Gonçalves; SANTOS, Clairton Lourenço; SILVA, Francisco de Assis Bento da. O ensino da matemática em tempos de pandemia: desafios e reflexões. Disponível em: https://editorametrics.com.br/livro/fazeres-educacionais-na-pluralidade-de-contextos
Acesso em: 17 ago. 2022.
NETO, Manoel Soares da Silva; SILVA, João Batista Rodrigues da. Reflexões do ensino da matemática na pandemia do covid-19: desafio e aprendizagem. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID8863_14102021210207.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Ravene Rodrigues de Araújo, Cássio Marinho Campelo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.