Impactos do isolamento social no ensino de matemática anos finais ensino fundamental
Palavras-chave:
Ensino de matemática, Ensino fundamental 2, Ensino remotoResumo
O atual contexto educacional que vivemos de retomada das aulas presenciais, nos leva a refletir os impactos causados pela pandemia do covid-19. Objetivos: Compreender os reais impactos do isolamento social no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Metodologia: Revisão narrativa da literatura. Resultados: Os estudos analisados apontam lacunas no desenvolvimento de habilidades essenciais ao educando como; dificuldades de adaptação à metodologia do ensino on-line e falta de motivação dos alunos no ensino remoto; o fato de os próprios alunos reconhecerem que a aprendizagem nas aulas online não foi satisfatória2 e que o ensino remoto não é suficiente na oferta e inclusão a todos, gerando exclusão e impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento intelectual dos alunos. Conclusão: Podemos concluir que os impactos do ensino remoto na disciplina de matemática afetaram drasticamente a aprendizagem dos alunos, com desafios que estão sendo enfrentados na retomada do ensino presencial.
Downloads
Referências
BARCELLOS, Barcellos; GOMES, Matheus; OLIVEIRA, João Batista Araujo e. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/KphYGvLvmGSXhBTL5F6zfwm/?lang=pt Acesso em: 25 ago. 2022.
GOMES, Edcarlos Gonçalves; SANTOS, Clairton Lourenço; SILVA, Francisco de Assis Bento da. O ensino da matemática em tempos de pandemia: desafios e reflexões. Disponível em: https://editorametrics.com.br/livro/fazeres-educacionais-na-pluralidade-de-contextos
Acesso em: 17 ago. 2022.
NETO, Manoel Soares da Silva; SILVA, João Batista Rodrigues da. Reflexões do ensino da matemática na pandemia do covid-19: desafio e aprendizagem. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID8863_14102021210207.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Ravene Rodrigues de Araújo, Cássio Marinho Campelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.