O uso das novas tecnologias na perspectiva das escolas do campo

Autores

Palavras-chave:

Educação do campo, Pandemia, Tecnologia

Resumo

O desenvolvimento do ensino-aprendizagem para as escolas do campo exige uma contextualização dos conteúdos das disciplinas, levando em consideração as especificidades da vida campesina. Nessa perspectiva, estudar como se dá o ensino remoto nesse contexto pandêmico é de fundamental importância, dadas as dificuldades que essas escolas já atravessavam mesmo antes da pandemia. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como a educação está sendo desenvolvida com o uso das tecnologias nas escolas do campo em Altos/PI. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória de cunho quantitativo. Assim, destaca-se que os docentes das escolas do campo deparam-se com diversas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem no referente ao acesso às tecnologias da educação. Sugere-se, portanto, que as escolas do campo compreendam seus processos de diferenciação diante da realidade camponesa de seus discentes.

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Biografia do Autor

Luana Martins de Araujo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE. Especialista em ensino de Matemática (IFPI - 2017). Especialista em Informática na Educação (IFMA - 2022). Graduada em Matemática (UESPI - 2015). Professora Substituta (UEMA – 2019 aos dias atuais).

Karlana Bianca Matos Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Memória: linguagem e sociedade (UESB-2018). Especialista em orientação educacional, supervisão e gestão escolar (FSF-2013); Especialista em práticas assertivas para a educação profissional integrada à EJA com ênfase em didática (IFRN -2021).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Araujo, L. M. de ., & Sousa, K. B. M. . (2022). O uso das novas tecnologias na perspectiva das escolas do campo . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8792

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