CRIPTOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO AMPARADA EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i9.54Palavras-chave:
Criptologia, Ensino Médio, Transversalidade, Transdisciplinaridade, Criptografia.Resumo
Esse trabalho traz uma discussão sobre o estudo de Criptografia no Ensino Médio, fazendo uma abordagem transdisciplinar por meio de sua historicidade. Assim, com ampla utilidade prática no cotidiano, principalmente nos aparatos tecnológicos, cria-se o questionamento sobre quais motivos levam a não se ter um estudo menos superficial de maneira transversal e interdisciplinar de Criptologia, além de raros exercícios em livros didáticos. Portanto, esse trabalho objetiva fazer uma discussão sobre a implementação da Criptologia no Ensino Médio em forma de conteúdo dentro da Matemática, explorando sua transversalidade e transdisciplinaridade possível nas outras áreas de conhecimento. Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica e, para atingir objetivo supracitado, fazendo uma conceitualização e um breve resumo do contexto histórico destacando sua importância no desenvolvimento tecnológico. A parte histórica se faz necessária para que o estudante possa compreender que a Criptologia surge de uma necessidade e se desenvolve conforme a necessidade tecnológica. Contribuindo, desse modo, com a compreensão de alguns fundamentos científico-tecnológicos de segurança em processos de informação tão presentes em sua rotina, mesmo que não percebidas.