Produção de vídeos digitais em Educação Matemática: um olhar sobre teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10520

Palavras-chave:

Vídeos digitais, Ensino de Matemática, Produção de Vídeo Estudantil, Revisão de literatura, BDTD

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático de literatura que objetivou mapear teses e dissertações que trataram sobre a produção de Vídeos Digitais feito por estudantes integrado ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Para tal, o estudo selecionou pesquisas de mestrado e doutorado através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC), com vistas responder à questão de pesquisa: Quais as características das teses e dissertações a respeito de vídeos produzidos por alunos no âmbito da Educação Matemática? Para tal, foi adotado procedimentos e técnicas para a seleção e tratamento dos dados concernentes ao mapeamento sistemático de literatura apoiados em Fiorentini et al. (2016) e Proença Júnior e Silva (2016). Ao todo, analisamos 15 trabalhos que retratam o quadro das pesquisas sobre vídeos digitais produzidos por estudantes na Educação Matemática, traçando um breve panorama paradigmático relativo à temática, teorias e metodologias adotadas. A discussão dos resultados pode contribuir com pesquisadores que se proponham investigar sobre o tema que se apresenta como estratégia potencial de ensino da matemática escolar e como tema de pesquisa acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Pereira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, nível mestrado acadêmico, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Professor efetivo da rede estadual de ensino da Bahia. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Gestão e Supervisão Educacional pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó (FACEC). Membro do Conselho Municipal de Educação de Caetité (CME) de 2017 a 2020. Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem interesse na área de Educação Matemática, nos seguintes temas: Tecnologias Digitais e Modelagem Matemática.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Atualmente é membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores.

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Bahia, SBEM/Ba gestão 2019/2022. Foi vice-coordenadora do curso de pósgraduação lato sensu "Ensino de Ciências Matemática e suas Tecnologias" no período de 2019/2022. Nos últimos anos tem coordenado projetos de Extensão. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM. Editora da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". Atuou como professora do ensino básico, atua na formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, com ênfase na formação de professores, ensino e aprendizagem e história do ensino da matemática.

Referências

BARRETO, A. F.; SANT’ANA, C. D. C.; SANT’ANA, I. P. A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch. Revista de Iniciação à Docência, v. 4, n. 1, p. 44–59, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144. Acesso em: 31 out. 2022.

BORBA, M. de C., & CANEDO JUNIOR, N. da R. Modelagem Matemática com Produção de Vídeos Digitais: reflexões a partir de um estudo exploratório. Com a Palavra, O Professor, v. 5, n. 11, p. 171–198, 2020. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.561. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/561. Acesso em: 11 Jan. 2023.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. da R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BORGES, T. N. Vídeos digitais e o GeoGebra Mobile: possibilidades envolvendo quadriláteros. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.

BRAGA, E. dos S. de O. Luz, Câmera... produção de Performances Matemáticas Digitais na Educação de Jovens e Adultos. Tese (doutorado) - Doutorado Profissional em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Nilópolis, 2022.

BRIGNOL, J. de M. Expressando pensamentos de porcentagem por meio da produção de vídeo estudantil. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. C. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 415–434, 2020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4100. Acesso em: 31 out. 2022.

BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. D. C.; SANT’ANA, I. P. Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, p. 173-188, 2020. https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view. Acesso em: 31 out. 2022.

DOMINGUES, N. S. Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma complexa rede de Sistemas Seres-Humanos-Com-Mídias. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020.

FERRÉS, J. Vídeo e Educação. Tradução Juan Acuña Llorens. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S.; CRECCI, V. M.; LIMA, R. C. R. de; COSTA, M. C. O professor que ensina Matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 –2012. São Paulo: FE/UNICAMP, 2016, p. 17-41. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/view/39/34/121. Acesso em: 30 Mar. 2023.

FONTES, B. C. Vídeo, Comunicação e Educação Matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em matemática da educação a distância. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

JOLANDEK, E. G.; PEREIRA, A. L.; MENDES, L. O. R. Avaliação em larga escala e currículo: relações entre o PISA e a BNCC. Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 10, p. 245–268, 2019. DOI: 10.23864/cpp.v4i10.370. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/370. Acesso em: 30 Mar. 2023.

KOVALSCKI, A. N. Produção de Vídeo e Etnomatemática: representações de geometria no cotidiano do aluno. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MARQUES, T. M.; SANT´ANA, C. de C.; SANT´ANA, I. P. Sala de aula invertida no ensino de função afim: uma experiência docente. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 19, p. 195–210, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/890. Acesso em: 01 fev. 2023.

MEYER, J. F. da C. A. Modelagem Matemática: O desafio de se ‘fazer’ a Matemática da necessidade... Com a Palavra, o Professor, v. 5, n. 11, p. 140–149, 2020. DOI: 10.23864/cpp.v5i11.559. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/559. Acesso em: 01 fev. 2023.

MORÁN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação e Educação, v. 2, p. 27–35, 1995.

NEVES, L. X. Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020.

OECHSLER, V. Comunicação multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

OLIVEIRA, L. P. F. de. Paulo Freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

PROENÇA JÚNIOR, D.; SILVA, E. R. Contexto e processo do Mapeamento Sistemático da Literatura no trajeto da Pós-Graduação no Brasil. TransInformação, v. 2, n. 28, p. 233-240, maio/ago., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/7R9XTDXHFtM8QJGt6Zkv8Jv/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 Mar. 2023.

REIS, J. S. dos. Produção autoral de vídeo: uma proposta de ensino com o uso de tecnologias digitais em aulas de estatística. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

RIBEIRO, E. S.; SANT’ANA, C. de C.; SANTANA, I. P.; PACHECO, A. G. D. Facebook, google drive e a matemática: uma rede interativa e reflexiva no ensino superior. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 4, n. 2, p. 53-75, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1470. Acesso em: 31 out. 2022.

RIBEIRO, E.S.; SANT’ANA, I. P.; SANT’ANA, C. C. Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais. Roteiro, v. 46, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23740. Acesso em: 31 out. 2022.

SANTANA, C. A. S. C. Produção de vídeo estudantil como estratégia para aprendizagens matemáticas. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn, Vitória da Conquista, 2018.

SANTANA, C. A. S. C. de, & SOUSA, A. S. Produção de videoaula e aprendizagem de matemática: uma opção possível?. Com a Palavra, O Professor, v. 1, n. 1, p. 01–10, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-51. Acesso em: 09 Mar. 2023.

SANT´ANA, C de C. Opções Pedagógicas e o Ensino de Matemática: alguns aspectos históricos. In: MAGALHÃES, L. D. R.; CASIMIRO, A. P. B. S.; ALVES, A. E. S. (Org.). Ensaios sobre História, Ciência e Educação. 1ed. Campinas: Editora Alínea, 2011. 204 p.

___________. Métodos Pedagógicos na Bahia: Aspectos da influência Francesa, nas últimas décadas do século XIX e início do século XX. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 8, n. 3, p. 1-19, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/23487/pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

SANT´ANA, C de C; SANT’ANA, I. P. Elementary Knowledge of Mathematics in Primary School in the State of Bahia. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 5, n. 2, p. 18-31, 2015. Special Edition - Formation of Elementary Mathematical Knowledge in the Early School Years. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161032. Acesso em: 11 jul. 2023.

SANT´ANA, I P.; REGNIER, J-C; D´AMBROSIO, U. Um olhar sobre os programas de ensino de matemática do ano de 1931 no Brasil e na França. In: SANTA’NA, C. de C.; SANT’ANA, I. P.; AMARAL, R. dos S. (Org) – Ações colaborativas e cooperativas em educação: entre história, ensino e formação de professores. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

SANT’ANA, C. C.; SANT’ANA, I. P. Aspectos gerais do ensino de Matemática no estado da Bahia (1890-1970). Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 93–105, 2019. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/430. Acesso em: 01 fev. 2023.

SANTOS, L. R.; MATOS, M. L.; e SANT’ANA, I. P. As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 18, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431. Acesso em: 26 jan. 2023.

SANTOS, Z.; SANT’ANA, C. de C.; COSTA, L. C. Resolução de Problemas: explorando suas potencialidades a partir de um projeto de intervenção envolvendo a matemática financeira. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021020, 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/478. Acesso em: 26 jan. 2023.

SANTOS, Z.; SANT’ANA, C. de C. Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior. Revista de Ciência da Computação, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/4919. Acesso em: 31 out. 2022.

SCHULZBACH, L. M. Produção de Vídeos Digitais no Lem com Professores da Educação Básica para o Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2021.

SILVA, S. R. P. da. Vídeos de conteúdo matemático na formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

SILVA, F. Q. da; MAZORCHE, S. R.; SANT’ANA, C. de C.; SANT´ANA, I. P. Um relato de experiência da utilização de RPG Pedagógico no Ensino de Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 19, p. 122–134, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/897. Acesso em: 01 fev. 2023.

SILVA, V. M. da; SANT’ANA, C. de C.; SANT’ANA, I. P. Pesquisas que relacionam matemática e arte: uma análise dos trabalhos publicados na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 18, p. 35–56, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/860. Acesso em: 01 fev. 2023.

SOUZA, M. B. de. Vídeos digitais produzidos por licenciandos em Matemática a distância. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2021.

VALIM, J. C. M. A produção de vídeos por estudantes da educação básica: uma possibilidade de abordagem metodológica no ensino de estatística. Dissertação (mestrado) - Universidade Tecnológica Federal Estadual do Paraná, Pato Branco, 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SANTOS, R. P.; SANT’ANA, C. de C.; SANT’ANA, I. P. Produção de vídeos digitais em Educação Matemática: um olhar sobre teses e dissertações. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–18, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.10520. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10520. Acesso em: 22 dez. 2024.