Ensino de Estatística por meio da Resolução de Problemas: contribuições de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2010 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10581

Palavras-chave:

Estatística, Resolução de Problemas, Revisão Sistemática de Literatura, Pós-Graduação Stricto Sensu

Resumo

A educação estatística é importante para desenvolver o raciocínio crítico, permitindo que os indivíduos interpretem dados corretamente, tomem decisões informadas e participem efetivamente da sociedade contemporânea baseada em dados. Este artigo apresenta um estudo acerca de pesquisas de Pós-Graduação Stricto Sensu que abordam o ensino de Estatística e a Resolução de Problemas. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições desses estudos com base em seis categorias pré-estabelecidas: a) problemas investigados e interesses de pesquisa; b) referenciais teóricos; c) procedimentos utilizados; d) campo de investigação e fonte de informações; e) instrumentos de pesquisa e produção de dados; e f) principais resultados e contribuições. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com características de uma Revisão Sistemática de Literatura. O mapeamento de publicações foi empregado como procedimento para levantamento, organização e análise dos dados. As informações foram obtidas a partir da seleção de treze dissertações publicadas de 2010 à 2022 no Catálogo de Teses e Dissertações mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Optou-se pela realização de buscas nesse catálogo, devido à obrigatoriedade dos programas de pós-graduação em informar nele as teses e dissertações. A análise dos resultados permitiu delinear um panorama teórico e metodológico entre as pesquisas estudadas, estabelecendo parâmetros nas convergências de cada pesquisa acerca da Resolução de Problemas no ensino de Estatística. Esse mapeamento fornece uma visão geral das pesquisas recentes no campo e possibilita a identificação de lacunas, avanços e desafios na área, contribuindo para o desenvolvimento de futuras investigações e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Estatística e Resolução de Problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Lúcio Ferreira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2004). Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Várzea Grande UNIVAG (2003). Possui Especialização em Educação Matemática pelo Instituto Cuiabano de Educação ICE (2005). Possui Especialização em EAD - Formação de Orientadores Acadêmicos para a Modalidade a Distância pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2008). É Mestrando do curso de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação - Ensino de Matemática, Ciências e Suas Tecnologias, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT (2022). De 1991 à 1994 e 1997 à 2004 atuou como professor no magistério nas séries inicias do Ensino Fundamental na Escola Municipal "São Judas Tadeu" e também como professor interino de Matemática na extensão da Escola Estadual "Francisco Salazar" na Comunidade São José, Mirassolzinho, Jauru-MT. Em 1995 e 1996 atuou como professor do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal "Lourdes Maria de Lima" e também como professor de Matemática na Escola Estadual "Deputado João Evaristo Curvo" em Jauru-MT. Em 2001 começou atuar na Educação a Distância sendo aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEMAT (2001 - 2004). De 2005 à 2008, atuou como Coordenador Administrativo do Núcleo Pedagógico de Jauru - CEAD/UNEMAT, no Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela UNEMAT. Em 2007, se tornou professor efetivo na rede pública estadual de Mato Grosso, como professor de Matemática na Educação Básica da E. E. "Deputado João Evaristo Curvo", atuando preferencialmente nas séries finais da Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio. Desde 2007, atua como professor efetivo de MATEMÁTICA nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da E. E. "Deputado João Evaristo Curvo" de Jauru-MT. De 2009 à 2012, Atuou como Coordenador do Pólo UAB de Jauru. De 2013 à 2016, atuou como professor de Pedagogia, nas séries iniciais - 5º Ano / 4ª Série do Ensino Fundamental na E.M. "Lourdes Maria de Lima" e professor de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual "Deputado João Evaristo Curvo" em Jauru-MT. Desde 2017 atua como colaborador na EAD no Pólo UAB de Jauru.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes De La Rosa Onuchic; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria (orgs). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

AZEVEDO, Elizabeth Quirino de. Ensino-aprendizagem das Equações Algébricas através da Resolução de Problemas. 2002. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) –Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, SP, 2002.

BINOTTO, Charlote. Ensino de Estatística por meio da Metodologia de Resolução de Problemas: Uma Proposta Aplicada ao Ensino Médio. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, Pato Branco-PR, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). V. 3. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria da Educação da Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: MEC/SEF, 2006.

CANTANHÊDE, Regiane Braz da Silva. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Estatística através da Resolução de Problemas: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2015. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, 2015.

CAZORLA, Irene Maurício. Estatística ao alcance de todos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 8. 2004, Recife. Anais. Recife: UFPE, 15 a 18 de julho de 2004.

CHAGAS, Rebeca Meirelles das. Estatística para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC /SP, 2010.

COSTA JUNIOR, José Roberto; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. A importância do letramento estatístico na licenciatura em matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 624–646, 2020.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática.12.ed. São Paulo, Ática. 2007.

ECHEVERRIA, María del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, Juan Ignacio. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver a aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FONTANA, Edmeire Aparecida. A Resolução de Problemas e a Estatística nas Avaliações Externas do Nono Ano do Ensino Fundamental: SAEB e SARESP. 2016. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GAL, Iddo. Adult’s Statistical literacy: Meanings, Components, Responsabilities. International Statistical Review, n. 70, 2002.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019.

LOPES, Celi. A. Espasandin. A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. 1998. 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP,1998.

LOPES, Celi. A. Espasandin. O ensino da Estatística e da probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, jan./ abr. 2008.

LOPES, Celi A. Espasandin. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: LOPES, Celi A. Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Sadoo Ad. (org.). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LOPES, Celi A. Espasandin. Educação Estatística no curso de licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901-915, dez. 2013.

LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013.

MACHADO, Rodrigo Pablo Oliveira. A Educação Estatística no viés da Resolução de Problemas, no Âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus de Ouro Branco, Ouro Branco-MG, 2020.

MORANDI, Maria Isabel W. Motta; CAMARGO, Luis F. Riehs. Revisão sistemática da literatura. In: DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JR, José A. Valle. Design sciencie research: método e pesquisa para avanço da ciência e da tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

MORETTI, Alessandro. O Ensino da Estatística Descritiva a partir da Proposta de Resolução de Problemas. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, 2013.

NUNES, Tamires Rigoti. Sequência Didática de Estatística Contextualizada com a Pandemia de Covid-19 para o 8º Ano do Ensino Fundamental. 2021. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus-BA, 2021.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhando volume de cilindros através da resolução de problemas. Educação Matemática em Revista –RS, v. 10, n. 1, p. 95-103, 2009.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.p. 199-218.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PEREIRA, Waldecyr Cavalcanti de Araújo. Resolução de Problemas Criativos: Ativação da Capacidade de Pensar. Brasília: EMBRAPA-DID, 1980.

ROCHA, Patrícia Melo. A Resolução de Problemas no Ensino de Estatística: uma contribuição na formação inicial do professor de matemática. 2016. 254 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande-PB, 2016.

SACCO, Tatiane Patricia Valotto. Análise de duas metodologias distintas para o ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental: metodologia tradicional e contextualizada. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2015.

SEVERO, Alan Junior. Literacia Estatística no Ensino Médio: Desafios e Possibilidades em uma Proposta a partir da Resolução de Problemas segundo o GTERP. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, SP, 2021.

SILVA, Giane Correia. O Ensino de Estatística na Educação de Jovens e Adultos: Contribuições da Metodologia da Metodologia da Resolução de Problemas para o Ensino Médio. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa-PR, 2018.

SILVA, Giane Correia; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Ensino de estatística na licenciatura em matemática por meio da metodologia da resolução de problema. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 21, p. 503–521, 2021.

SOUTO, Ivonildo Ferreira Martins. Uma proposta de ensino aprendizagem de estatística básica para o 9º ano, por meio de situações problema do cotidiano. 2021. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugre-MT, 2021.

SOUZA, Natália Galvão Simão de. Ensino de Conceitos Estatísticas no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Instrução Baseada em Equivalência. 2020. 79 f. Dissertação (Ensino e História das Ciências e da Matemática) – Universidade Federal do ABC, 2020.

STURION, Leonardo et al. As dificuldades dos professores de Estatística na utilização de tecnologias midiáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 4, p. 78–93, 2018.

VAN DE WALLE, John A Van de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VARGAS, Glaucia Garcia Bandeira de. A metodologia da Resolução de Problemas e o ensino de Estatística no nono ano do Ensino Fundamental. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

FERREIRA, R. L.; LOPES, T. B. Ensino de Estatística por meio da Resolução de Problemas: contribuições de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2010 a 2022. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–22, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.10581. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10581. Acesso em: 29 abr. 2024.