CRIPTOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO AMPARADA EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Francisco Claudio Lima Gomes
  • Leniedson Guedes dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i9.54

Palavras-chave:

Criptologia, Ensino Médio, Transversalidade, Transdisciplinaridade, Criptografia.

Resumo

Esse trabalho traz uma discussão sobre o estudo de Criptografia no Ensino Médio, fazendo uma abordagem transdisciplinar por meio de sua historicidade. Assim, com ampla utilidade prática no cotidiano, principalmente nos aparatos tecnológicos, cria-se o questionamento sobre quais motivos levam a não se ter um estudo menos superficial de maneira transversal e interdisciplinar de Criptologia, além de raros exercícios em livros didáticos. Portanto, esse trabalho objetiva fazer uma discussão sobre a implementação da Criptologia no Ensino Médio em forma de conteúdo dentro da Matemática, explorando sua transversalidade e transdisciplinaridade possível nas outras áreas de conhecimento. Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica e, para atingir objetivo supracitado, fazendo uma conceitualização e um breve resumo do contexto histórico destacando sua importância no desenvolvimento tecnológico. A parte histórica se faz necessária para que o estudante possa compreender que a Criptologia surge de uma necessidade e se desenvolve conforme a necessidade tecnológica. Contribuindo, desse modo, com a compreensão de alguns fundamentos científico-tecnológicos de segurança em processos de informação tão presentes em sua rotina, mesmo que não percebidas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
916
Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202636
|

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

GOMES, F. C. L.; SANTOS, L. G. dos; LOPES, T. B. CRIPTOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO AMPARADA EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 63–78, 2016. DOI: 10.30938/bocehm.v3i9.54. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/54. Acesso em: 11 abr. 2025.