CRIPTOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO AMPARADA EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Francisco Claudio Lima Gomes
  • Leniedson Guedes dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i9.54

Palavras-chave:

Criptologia, Ensino Médio, Transversalidade, Transdisciplinaridade, Criptografia.

Resumo

Esse trabalho traz uma discussão sobre o estudo de Criptografia no Ensino Médio, fazendo uma abordagem transdisciplinar por meio de sua historicidade. Assim, com ampla utilidade prática no cotidiano, principalmente nos aparatos tecnológicos, cria-se o questionamento sobre quais motivos levam a não se ter um estudo menos superficial de maneira transversal e interdisciplinar de Criptologia, além de raros exercícios em livros didáticos. Portanto, esse trabalho objetiva fazer uma discussão sobre a implementação da Criptologia no Ensino Médio em forma de conteúdo dentro da Matemática, explorando sua transversalidade e transdisciplinaridade possível nas outras áreas de conhecimento. Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica e, para atingir objetivo supracitado, fazendo uma conceitualização e um breve resumo do contexto histórico destacando sua importância no desenvolvimento tecnológico. A parte histórica se faz necessária para que o estudante possa compreender que a Criptologia surge de uma necessidade e se desenvolve conforme a necessidade tecnológica. Contribuindo, desse modo, com a compreensão de alguns fundamentos científico-tecnológicos de segurança em processos de informação tão presentes em sua rotina, mesmo que não percebidas.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

GOMES, F. C. L.; SANTOS, L. G. dos; LOPES, T. B. CRIPTOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO AMPARADA EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 63–78, 2016. DOI: 10.30938/bocehm.v3i9.54. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/54. Acesso em: 22 dez. 2024.