História e tecnologias digitais no ensino de poliedros regulares
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7995Palabras clave:
Poliedro, Antiguidade, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Ensino de MatemáticaResumen
Neste trabalho buscamos a partir de elementos relacionados ao objeto matemático Poliedro uma abordagem de ensino de conteúdos geométricos que considere aspectos de seu desenvolvimento histórico na Antiguidade e do uso de tecnologias. Objetivamos contribuir produzindo uma literatura que possa fornecer um material, em português, para o ensino de poliedros regulares, e que leve em consideração aspectos de seu desenvolvimento histórico e do uso de tecnologias. Assim, trazemos um referencial histórico e o uso de dois softwares de geometria dinâmica que podem dar maior interação ao processo, tornando o estudo de tal conteúdo mais significante. Para tanto, em nossa abordagem histórica, iniciamos com os primeiros registros encontrados sobre poliedros na pré-história, posteriormente trazemos relatos da antiguidade clássica relacionados aos conhecimentos dos povos da Mesopotâmia, das civilizações egípcias, bem como dos etruscos e dos gregos, e ainda de matemáticos alexandrinos. Sobre o uso de tecnologias no ensino de conteúdos geométricos, buscamos desenvolver um melhor entendimento por parte do leitor sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e discutimos sobre as potencialidades do uso destas no ensino de conteúdos matemáticos, apresentando em seguida os softwares de geometria dinâmica: Poly e o Great Stella. Por fim trazemos nossas considerações onde inferimos que o uso da História da Matemática e das tecnologias, trabalhadas de forma efetiva com nossos estudantes poderá lhes permitir dedicar maior atenção aos conteúdos matemáticos estudados.
Descargas
Métricas
Citas
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo, SP: Edgar Blucher LTDA, 2010.
BRANDEMBERG, J. C. História e Ensino de Matemática. Revista Exitus (online); Volume 7, Número 2. p. 16-30. UFOPA, 2017.
BRANDEMBERG, J. C.; VIEIRA, A. F. A História e as Tecnologias no Ensino do Cálculo. In: III CONGRESSO IBERO-AMERICANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Belém. Anais... Belém: UFSC, 2016. p. 1540-1552. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169988>. Acesso em: 17 out. 2021.
CORRÊA, J. N. P. O Ensino de Poliedros por Atividades. 2019. 354f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, PA, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Belém, 2019.
CORRÊA, J. N. P.; BRANDEMBERG, J. C. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Matemática em Tempos de Pandemia: desafios e Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 34–54, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.4176. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em: 03 nov. 2021.
CRITCHLOW, K. Order in Space: a design source book, Thames & Hudson. New York, 1970.
CROMWELL, P. R. Polyhedra. Cambridge University Press, p. 79-86, New York, 1997.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora UNICAMP. 2004.
GRAVINA, M. A. O Software GeoGebra no ensino da Matemática. In: III Semana de Matemática. Anais eletrônicos. Campos dos Goytacazes, RJ: 2010.
HART, G.W. Neolithic Carved Stone Polyhedra George Hart, 1998. Disponível em: < https://www.georgehart.com/virtual-polyhedra/neolithic.html >. Acesso em: mar. 2022.
HEATH, T. The Thirteen Books of Euclid’s Elements – Books X-XIII and Appendix. vol. XIII, Universidade de Oxford, 1921. Disponível em:< https://www.wilbourhall.org/pdfs/Heath_Eucli-d_III.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.
KATZ, V. J. A History of Mathematics: An Introduction. New York: Pearson, 2009.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KEPLER, J. Harmonices Mundi Libri V, 1619.
KLINE, M. El Pensamiento Matemático de la Antigüedad a Nuestros Días. Vol.1. Caps. 3.5, 4.9. Madrid: Alianza Universidad, 1992.
LAWLOR, R. Geometría Sagrada. Filosofía y Práctica. Debate, 1993. Madrid. Cap.10.
LEIVAS, J. C. P. Imaginação, Intuição e Visualização: A riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de Licenciatura de Matemática. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, 2009.
SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2015.
SOUSA, G. C. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática. Livraria da Física, 2020.
STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química (1940); tradução, Maria Luiza X. de A. Borges. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. Disponível em: <http://lelivros.love/book/baixar-livro-o-sonho-de-mendeleiev-paul-strathern-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/>. Acesso em: 09 nov. 2017.
TAJRA, S. F. Informática na educação. São Paulo, SP: Érica, 2001.
TOMEI, C. Euclides: a conquista do espaço. (Imortais da Ciência). 1ª ed. São Paulo, SP: Odysseus Editora, 2003.