Liber Abaci: contexto, competências, habilidades e potencialidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7969

Palabras clave:

Historiografia medieval, Aritmética, Liber Abaci, Potencialidades

Resumen

No presente trabalho, temos como objeto de investigação o Liber Abaci e os elementos historiográficos que o circundam, esse livro foi escrito por Leonardo de Pisa (1180 – 1250) em 1202 ao retornar de suas viagens pelo norte da África. Assim, objetivamos apresentar alguns elementos historiográficos da construção do Liber Abaci, com vistas a compreender o contexto histórico de construção do livro e de suas potencialidades para o ensino de conteúdos matemáticos. A fim de alcançar esse objetivo, fizemos uma revisão bibliográfica, na qual, encontramos autores, que serviram de base para a construção da malha histórica em que se encontrava o livro, estes são, Potro (2004, 2009, 2012), Garbi (2007), Vasconcelos (1925), Brito (2007), Franco Júnior (2001), Saito (2015) e Schramm (2001) e para a investigação das potencialidades nos apropriamos de uma edição de 1857 do Liber Abaci. Dividimos, dessa forma, este artigo, em três seções: elementos historiográficos, sobre a aritmética no texto e potencialidades de uso no ensino de matemática. Percebemos com a investigação que o livro possuía potencialidades para o século XIII e ainda possui para o século XXI para o ensino de conteúdos matemáticos do campo da aritmética.

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Biografía del autor/a

José dos Santos Guimarães Filho, Universidade Federal do Estado do Pará - UFPA

Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática - GEHEM do Instituto de Educação Matemática Científica. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará, Revisor do periódico Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Graduado em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará, mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2022-04-28

Cómo citar

GUIMARÃES FILHO, J. dos S.; BRANDEMBERG, J. C. . Liber Abaci: contexto, competências, habilidades e potencialidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 181–197, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7969. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7969. Acesso em: 10 may. 2024.

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