CRIPTOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO AMPARADA EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA

Autores/as

  • Francisco Claudio Lima Gomes
  • Leniedson Guedes dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i9.54

Palabras clave:

Criptologia, Ensino Médio, Transversalidade, Transdisciplinaridade, Criptografia.

Resumen

Esse trabalho traz uma discussão sobre o estudo de Criptografia no Ensino Médio, fazendo uma abordagem transdisciplinar por meio de sua historicidade. Assim, com ampla utilidade prática no cotidiano, principalmente nos aparatos tecnológicos, cria-se o questionamento sobre quais motivos levam a não se ter um estudo menos superficial de maneira transversal e interdisciplinar de Criptologia, além de raros exercícios em livros didáticos. Portanto, esse trabalho objetiva fazer uma discussão sobre a implementação da Criptologia no Ensino Médio em forma de conteúdo dentro da Matemática, explorando sua transversalidade e transdisciplinaridade possível nas outras áreas de conhecimento. Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica e, para atingir objetivo supracitado, fazendo uma conceitualização e um breve resumo do contexto histórico destacando sua importância no desenvolvimento tecnológico. A parte histórica se faz necessária para que o estudante possa compreender que a Criptologia surge de uma necessidade e se desenvolve conforme a necessidade tecnológica. Contribuindo, desse modo, com a compreensão de alguns fundamentos científico-tecnológicos de segurança em processos de informação tão presentes em sua rotina, mesmo que não percebidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

GOMES, F. C. L.; SANTOS, L. G. dos; LOPES, T. B. CRIPTOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO AMPARADA EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 63–78, 2016. DOI: 10.30938/bocehm.v3i9.54. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/54. Acesso em: 21 nov. 2024.