Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972

Schlagworte:

Aritmética de al-Uqlidisi, Hisab al-Hindi, História da Matemática

Abstract

O presente artigo faz parte da etapa inicial de uma pesquisa de doutorado em história da matemática islâmica que estuda o texto original Kitab al-Fusul fi al-Hisab al-Hindi na versão de 1186 (E.C.), escrita por Abu al-Hasan Almad ibn Ibrahim al-Uqlidisi na cidade de Damasco na Síria.Podendo assim revelar indícios do contexto histórico da sociedade na qual foi produzido. Diante disso, elencou-se como objetivo conhecer de modo preliminar os elementos estruturais desse texto. Para tanto, realizou-se um estudo documental da versão traduzida do árabepara o inglês no ano de 1978. A leitura prévia da obra permitiu identificar o movimento de conhecimentos matemáticos por meio do encontro da aritmética indiana com a árabe. Esse indício se revelou pela estrutura da obra na qual compila os conhecimentos indianos de duplicação, redução, multiplicação, divisão, multiplicação e divisão com frações, cálculo de raízes, dentre outros realizados no ábaco de areia. De posse desses conhecimentos, Al-Uqlidisi inclui sua contribuição, sistematizando os procedimentos para a realização dessas contas em uma espécie de papel da época. A compreensão do conteúdo e objetivo da organização de cada livro pode favorecer o aprofundamento das análises contextuais, historiográfica e epistemológicas a serem realizadas.

Palavras-chave:Aritmética de al-Uqlidisi; Hisab al-Hindi; História da Matemática.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Suziê Maria de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM - IFCE) no ano de 2019, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em Coordenação Pedagógica pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. É professora de matemática efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Faz parte da equipe de formadores dos professores de matemática do Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (CREDE 1). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM - UECE) e faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Regional CE (SBEM CE, 2019-2022). Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes de matemática da Educação Básica.

Bernadete Barbosa Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1981) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1992). Estágio pós-doutoral na UNESP-RC em História da Matemática (2010), Estágio pós-doutoral na Universidade de Penza, Rússia (2016) em História da Matemática. Estágio pós-doutoral (2017-2018) na Laurentian University, Sudbury, Canadá. Coordena o Grupo de Pesquisa Matemática e Cultura. Seus interesses em pesquisa são: 1. Teoria da Objetivação, uma teoria de ensino e aprendizagem sociocultural; 2. Relações entre a História da Matemática e a Educação Matemática; 3. Matemática Recreativa e Ensino de Matemática; 4. Matemática Medieval Islâmica.

Literaturhinweise

ABATTOUY, M. Ahmad Salim Sa‘idan: A Palestinian Historian of Arabic Mathematics. Disponível em: https://muslimheritage.com/ahmad-salim-saidan-palestinian-historian-arabic-mathematics/. Acesso em 27 de fev. de 2021 às 10h 20min.

AL-UQLISISI. Kitab AL-fusul fi AL-hisab AL-hindi. In: SAIDAN, A. S. The arithmetic of Al-Uqlidisi: the story of hindu-arabicaritmétic as told in Kitab al-fusul fi al-hisab al- híndi. 1 ed. Boston: Reidel Publishing Company, 1978.

AL-UQLISISI. Kitab AL-fusul fi AL-hisab AL-hindi. Istambul: Biblioteca Suleymaniye, manuscrito n. 802, 1186. Disponível em: < https://ima.diamond-ils.org/work/view/4001>. Acesso em 15 de fev. de 2020 às 20h.

ABEL. R. À propos de l'originegrecquedeschiffres de Fès et de noschiffresarabes. RevuedesÉtudesGrecques, n. 48, 1935, pp. 525-539. Disponível em: <https://www.persee.fr/doc/reg_0035-2039_1935_num_48_228_4962>. Acessoem 01 de fev. de 2021 às 08h 30min.

SAIDAN, A. S. The arithmetic of Al-Uqlidisi: the story of hindu-arabicaritmétic as told in Kitab al-fusul fi al-hisab al- híndi. 1 ed. Boston: Reidel Publishing Company, 1978.

SAIDAN, A. S. The Earliest Extant Arabic Arithmetic: Kitab al-Fusul fi al Hisab al-Hindi of Abu al-Hasan,Ahmad ibn Ibrahim al-Uqlidisi. Isis, vol. 57, n. 4, pp. 475-490, 1966. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/228518>. Acesso m 20 de nov. de 2020 às 10h 30min.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

TUNER, H. R. Science in medieval Islã: an illustrated introduction. Austin: University of Texas Press, 2006.

Veröffentlicht

2021-06-17

Zitationsvorschlag

ALBUQUERQUE, S. M. de; MOREY, B. B. Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 641–653, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4972. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4972. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in