Metodologias Ativas em aulas de matemática: caracterização de normatizações curriculares e didáticas para o ensino médio público cearense
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11112Schlagworte:
Metodologias Ativas, Políticas Curriculares no Ceará, Ensino de Matemática, Ensino MédioAbstract
O ensino e a aprendizagem de matemática são processos influenciados pela convergência de fatores cognitivos, socioculturais, didáticos, curriculares, dentre outros. Ao levar-se em conta a relação desses fatores com as orientações e normatizações em documentos curriculares oficiais, destacam-se, neste texto, as metodologias de ensino abordadas em aulas. Historicamente vinculadas à tendência pedagógica tradicional, essas metodologias também são marcadas pela tentativa de contraposição ao ensino tradicional da matemática, pela necessidade do estudante ser ativo em seu processo de aprendizagem. Este estudo discute as Metodologias Ativas (MA) no enfrentamento dessa problemática, em especial nas aulas de matemática no ensino médio público cearense. Desse modo, pergunta-se: as Metodologias Ativas são recomendadas para serem empregadas em aulas de matemática, no âmbito do ensino médio em escolas públicas estaduais do Ceará? Como essa recomendação aparece em documentos curriculares oficiais? A pesquisa teve como objetivo caracterizar orientações para o uso das Metodologias Ativas no ensino médio público cearense, presentes em normatizações curriculares e didáticas oficiais. Para tanto, realizaram-se estudos bibliográficos sobre MA e políticas curriculares; estudos documentais na Base Nacional Comum Curricular do ensino médio - BNCC e no Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC. Foi identificado, como resultado, que existem orientações explícitas e implícitas, acerca do uso das Metodologias Ativas nas aulas de matemática do ensino médio público cearense, tanto no documento curricular nacional quanto no estadual. Implícitas na BNCC, quando indica a ação do aluno para aprender, em aulas que privilegiem a formação de habilidades e competências nessa perspectiva; e explícitas no DCRC, quando indica claramente as metodologias ativas como uma das possibilidades didáticas para aulas de matemática.
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