TEOREMA DE PTOLOMEU
HISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2841Parole chiave:
Matemática, História da Matemática, Teorema de Ptolomeu, GeogebraAbstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma validação do teorema de Ptolomeu, com a utilização do programa de geometria dinâmica Geogebra. Para se chegar aos resultados, utilizou-se como metodologia científica a pesquisa bibliográfica. Esta resultou num breve relato sobre as contribuições de Ptolomeu para as ciências, em especial à Matemática, através da apresentação (demonstração) deste teorema, com a utilização do Geogebra, em uma releitura dessa demonstração, gerando um passo a passo para elaboração e aplicação desta proposta em sala de aula. Foi utilizada uma base teórica, para isso, aliada a tecnologia digital, que fundamenta e potencializa a utilização da História da Matemática. Estas ferramentas são didáticas-metodológicas, elas contribuem para a motivação e a busca de melhores resultados no ensino e aprendizagem da Matemática. Esta comunicação científica está dividida em seis seções. Na Introdução, primeira seção, são tratadas as primeiras ideias associadas a utilização da Tecnologia Digital e da História da Matemática. Esta abordagem está voltada no ensino e aprendizagem desta última. Nas duas seções seguintes, justifica-se a utilização da História da Matemática, da Tecnologia Digital e do Geogebra, no desenvolvimento deste trabalho. A seção, Ptolomeu de Alexandria e seu teorema, discorre sobre um breve relato de Ptolomeu e suas principais contribuições no campo da matemática (a apresentação do teorema de Ptolomeu). Nesta seção também é feita uma demonstração desse teorema, por meio da semelhança de triângulos. A seção Validação do teorema de Ptolomeu, quarta seção, traz um roteiro de como utilizar o Geogebra na validação do teorema citado anteriormente. O fechamento desta comunicação científica ocorre com as Considerações Finais desses autores.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BRANDEMBERG, João Cláudio. Métodos históricos: sua importância e aplicações ao ensino de matemática. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2019. (Série história da matemática e da educação matemática para o ensino; v. 6).
BRASIL, MEC. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2). Verifique essa referência, geralmente a parte em negrito fica após o nome do autor.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2016.
BRUGNERA, E. D.; DYNNIKOV, C. M. S. S. Tecnologia e História da Matemática: uma parceria na construção do conhecimento. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologia, 1., 2018. Anais Ciet:enped. São Carlos, SP.
CHAQUIAM, Miguel. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. – (Série história da matemática para o ensino; v.10). Verifique se essa parte em vermelho, você colocou corretamente.
CORCETTI, N. T.; VERASZTO, E. V. Um estudo da contribuição de Ptolomeu para a evolução do modelo geocêntrico a partir de uma perspectiva histórica. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Carlo, SP: USP – SNEF, 2017.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Ed. 5. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2011.
INEP. Relatório Brasil do PISA 2018 (versão preliminar) [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019a.
______ Relatório SAEB [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019b.
MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
PEREIRA, A. C. C.; GUEDES, A. M. S. Considerações acerca da disciplina de história da matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior-REBES, 2(4), p. 22-33, out/dez 2016.
PEREIRA, G. S. S.; GOMES, C. R. Teorema de Carnot: uma validação com geometria dinâmica. Anais do XIII Seminário Nacional de História da Matemática. Fortaleza, CE. SBH.Mat, 2019.
PEREIRA, G. S. S. A linguagem de programação educativa Scratch na produção de conteúdos digitais para mediação da aprendizagem de Matemática na educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
SILVA, A. P. P. N. Leituras de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimento: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. Dissertação de Mestrado. UFRN, 2013.
SILVA, R. O uso do Geogebra como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Anais do V Encontro Nacional das Licenciaturas. Natal, RN. UFRN, 2014.