Reflexões acerca do processo de inserção do esporte nas aulas de Educação Física.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3587

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Esporte

Resumo

Trabalhar com o conteúdo Esportes em sala de aula, além de ser naturalmente muito esperado pelos os alunos, traz uma infinidade de possibilidades para serem desenvolvidas em sala de aula; Porém, durante o processo de construção histórica da Educação Física, podemos perceber que o trato com esse conteúdo, iniciou a partir de um cenário de tensão, com uma ditadura militar instaurada e uma necessidade dos nossos governantes de manter a população distraída, logo torneios e grandes competições ganharam bastante visibilidade no Brasil e no mundo; A escola por sua vez, adotou o objetivo de buscar novos atletas para fomentarem essa indústria que estava surgindo. Esta pesquisa busca refletir sobre a inserção do Esporte nas aulas de Educação Física, bem como conscientizar professores e gestores a repensarem a maneira que é tratado o conteúdo, visto que, ainda é comum nos depararmos com aulas de Educação Física totalmente tecnicistas e Esportivistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Yasmin Barbosa Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Licenciatura em Educação Física (UEPB), participação no programa de Residência Pedagógica (CAPES). 

Walisson Barbosa de Santana, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Educação Física (UNOPAR), pós-graduando em Educação Física Escolar (UEPB)

Francisco Eraldo da Silva Maia, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Especialista em Didática e Práticas do Ensino (UNIQ). Licenciado em Educação Física (IFCE)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br >. Acesso em: 14 jul. 2020.

BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, n. 7, v. 2, 1986, p. 62-68. Disponível em: https://sitealanrocha.files.wordpress.com/2009/07/a-crianca-que-pratica-esporte.pdf Acesso em: 14 jul. 2020.

BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm > Acesso em: 14 Jul. 1996.

FERREIRA, Heraldo Simões; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. EFdeportes. Buenos Aires, ano18, nº 182, julho de, 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd182/tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 14 jul. 2020

FINCK, Silvia Christina Madrid. A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 1 Ed. Coritiba: ibpex, 2010.

GABARRA, Letícia Macedo; RUBIO, Kátia; ÂNGELO, Luciana Ferreira. A Psicologia do Esporte na iniciação esportiva infantil. Psicología para América Latina, n. 18, p. 0-0, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 14 jul. 2020.

GALATTI, Larissa Rafael; PAES, Roberto Rodrigues. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 6, n. 9, p. 16-25 2006. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=79 Acesso em 14 jul. 2020.

GÓIS JUNIOR, Edivaldo Modernismo, Raça e Corpo: Fernando de Azevedo e a questão da saúde no Brasil (1920-1930). Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2009, v. 30, n. 2, p. 35-56. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401338537004 Acesso em: 14 jul. 2020

GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física Progressista. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998. v.10. 63p.

HERDEIRO, Rafael Correia. A relação entre esporte escolar e esporte de alto rendimento: recreação, reprodução e distinção. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, Brasília.

SILVA, J. F. L. e; SILVA, L. G. da.; PARENTES, M.; SILVA, R. Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3514/2980> Acesso em: 14 de jul. 2020.

MATTOS, Andreza Batista; FIAMENGHI-JÚNIOR, Geraldo Antônio; CARVALHO, Sueli Galego de; BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v.1, n.2, p.184-207, maio/ago. 2016. Disponível em: < https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/108> acesso em: Acesso em: 14 de jul. 2020.

SOARES, C.L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, n. 2, supl., p. 6-12, 1996. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139637>. Acesso em 14 jul. 2020.

SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues; NASCIMENTO, Deisiane Aviz. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 121-140, set./dez. 2018. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859> Acesso em: 14 de jul. 2020.

STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. (Orgs.). Esporte de rendimento e esporte na escola. 1.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. Coleção Educação Física e Esportes.

Publicado

2020-08-02

Como Citar

SANTOS, A. Y. B.; SANTANA, W. B. de; MAIA, F. E. da S. Reflexões acerca do processo de inserção do esporte nas aulas de Educação Física. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3587. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3587. Acesso em: 21 nov. 2024.