Infâncias
uma abordagem envolvendo literatura, cinema e a vida real
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3578Palavras-chave:
Infância, Literatura, Cinema, MemóriasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo comparar a concepção de infância entre Carlos, menino de engenho, obra literária de José Lins do Rego, Pacu, personagem do filme Abril Despedaçado e a infância de uma das pesquisadoras. É uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, de análise de infâncias tanto da literatura, do cinema e da vida real, discutido as diferentes formas de infância e como elas sofrem influência do contexto onde vivem. São perceptíveis as diferenças sociais e econômicas entre as três histórias, o privilégio de ser um menino de engenho, com as oportunidades diferentes na escolarização, a presença do trabalho infantil - fruto de subsistência e negação das políticas públicas. Assim como as semelhanças entre as formas de brincar, os conflitos familiares, a ausência da mãe.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. LTC-livros técnicos e científico editora S.A. Rio de Janeiro, RJ. 1981.
ASTIGARRAGA, Andrea Abreu. Memória na formação do educador infantil: as universitárias e suas lembranças da infância. In: VASCONCELOS, Maria de Fátima da Costa et.al. (Orgs.). Modos de brincar, lembrar e dizer: discursividade e subjetivação. Fortaleza, Edições UFC, 2007.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRANDT, Andressa Graziele. HOBOLD, Márcia de Souza. Práticas como componente curricular na disciplina de pesquisa e processos educativos do curso de Pedagogia: um diferencial na relação entre Pesquisa Teórica e Pratica. Educação & Formação, Fortaleza, v.4, n.11, p. 142-160, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319 Acesso em: 03 jul. 2020
CASTRO, Helga Cláudia. A criança em tribunal: interseção dos espaços da justiça e do exercício dos direitos de participação. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.13.p,41-58, jan./abr.2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1940.Acesso em: 03 jul. 2020
FILME: ABRIL DESPEDAÇADO. Diretor: Walter Salles. Produtor: Arthur Cohn. Salvador. Miramax, 2002. Blu-ray. 105 minutos.
FINCO, Daniela. FARIA, Ana Lucia Goulart. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In: Sociologia da Infância no Brasil. São Paulo. Autores associados, 2011.
FONSECA, Eril Medeiros da. BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. Contexto local como elo entre ciência da Natureza e Educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.7, p. 66-84, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172.Acesso em: 03 jul. 2020.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice Editora dos Tribunais, 1990.
MAIA, Janaina Nogueira. Concepção de Crianças, Infância e Educação dos Professores de Educação Infantil. Campo Grande, 2012.135p. Dissertação de (mestrado) Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/11459-janaina-nogueira-maia.pdf.Acesso em 08 de setembro de 2019
QUIXADÁ, Luciana Martins. LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. TAVARES, Ana Carolina Pontes. O Lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: Teoria e relato de pesquisa em uma escola publicam em Fortaleza- CE. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.7, p. 182-199, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178 Acesso em: 03 jul. 2020
REGO, José Lins do. Menino de Engenho. 104edição. José Olympio editor. Rio de janeiro, 2012.
SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Formação Permanente de Professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.13, p.151-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271Acesso em: 03 jul. 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rosely Monte Souza, Andrea Abreu Astigarraga (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.