Alfabetização e Transtorno do Espectro do Autismo: intervenção pedagógica inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15859Palabras clave:
Educação do Campo, Educação Especial, Escola multisseriada, Intervenção pedagógica, Pesquisa-açãoResumen
Este artigo analisa uma intervenção pedagógica com um estudante com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), em processo de alfabetização, em uma escola multisseriada do campo. Diante da ausência de Atendimento Educacional Especializado, a professora-pesquisadora elaborou estratégias inclusivas baseadas em escuta sensível, recursos visuais e rotinas estruturadas, considerando os interesses e o cotidiano do estudante. A metodologia qualitativa foi inspirada na pesquisa-ação, articulando teoria e prática. Os resultados indicaram avanços na comunicação, na permanência em atividades e na construção de vínculos, mesmo sem a consolidação da escrita alfabética. A experiência evidencia as possibilidades da alfabetização inclusiva em contextos rurais, ressaltando o compromisso docente e a escuta como fundamentos da prática.
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