Ecofeminismo e a formação do sujeito ecológico: revisão da bibliografia recente (2013 a 2023)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13834Palavras-chave:
Teorias Ecofeministas, Educação Ambiental, Sujeito EcológicoResumo
A partir de teorias ecofeministas, o presente trabalho objetivou investigar as contribuições do feminismo para a educação ambiental. Para tanto, foram selecionados artigos que adotaram essa perspectiva (de 2013 a 2023), identificando intersecções com a educação ambiental e discutindo a formação de sujeitos ecológicos. A metodologia qualitativa baseou-se nas diretrizes de Godoy (1995) e Minayo (2002), recorrendo às bases de dados relevantes (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e periódicos nacionais de educação ambiental) e à análise de conteúdo para identificar padrões, temas e tendências dos últimos dez anos. Identificaram-se as convergências entre o ecofeminismo e a educação ambiental, o que revelou abordagens teóricas coerentes, tendências por áreas do conhecimento e a quantidade de publicações anuais. Apesar de atingir seus objetivos, o estudo ressalta a necessidade de mais discussões sobre o ecofeminismo como uma lente interpretativa essencial para impulsionar transformações no mundo.
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