A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13465

Palavras-chave:

Gêneros acadêmicos, Escrita, Letramento.

Resumo

A escrita de artigos científicos desempenha papel central para que estudantes universitários desenvolvam suas identidades como acadêmicos e consigam se expressar. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa no âmbito de um curso de Licenciatura em Pedagogia e foca na produção do artigo científico em uma disciplina obrigatória do curso. Por meio da técnica de Instrução ao sósia (Oddone; Ré; Briante, 2008), os participantes foram instigados a autorrefletir e descrever o processo de produção de um artigo científico. Utilizamos a análise de conteúdo e obtivemos três categorias: 1) a aprendizagem de elementos formais do texto; 2) a busca de referência textual em modelos de artigo; e por último 3) o desejo de participação em práticas de letramento da comunidade acadêmica. Como contribuição deste trabalho, é possível destacar reflexões sobre a escrita de artigos científicos por estudantes que estão no início da construção de uma identidade acadêmica de escritor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Carvalho Madureiro , Universidade Federal do Piauí

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí. Licenciada em Pedagogia, Mestra em educação e Doutoranda em Educação pela UFC.

Larissa Naiara Souza de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela UFC. Professora substituta de Fortaleza. Formadora Regional do ciclo de alfabetização, no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Esequias Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí

Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí. Licenciado em Biologia, Mestre em Educação e Doutorando em Ciências Morfofuncionais pela UFC.  

Messias Dieb , Universidade Federal do Ceará

Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também é professor e pesquisador do γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Temas de interesse: estudos da escrita e letramentos acadêmicos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In.: BAKHTIN, Mikhail. (org.). Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 261-306.

BARRÉ-DE MINIAC, Christine. Du rapport à l’écriture à l’apprentissage des

formes discursives. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, p. 203-219,

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273860682_

Du_rapport_a_lecriture_a_lapprentissage_des_formes_discursives. Acesso

em: 15 abr. 2024.

BATISTA, M.; RABELO, L. Imagine que eu sou seu sósia... Aspectos técnicos de um método em clínica da atividade. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1-8, 30 jun. 2013.

BAZERMAN, Charles. A theory of literate action: literate action. Fort Collins, Colorado/Anderson, South Carolina: WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2013. v. 2.

BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAZERMAN, Charles. Criando identidades em um mundo intertextual. In: DIEB, Messias (org.). A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 115-131.

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Trad. Judith Chambliss Hoffnagel 2. ed. Recife: Pipa Comunicação; Campina Grande: EDUFCG, 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação)

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.

HALLOUN, Ibrahim A. Modeling Theory in Science Education. v. 24. Springer: s. n., 2006.

KRAPAS, Sonia et al. Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. In: COLINVAUX, Dominique (org.). Modelos e educação em ciências. Rio de janeiro: Ravil, 1998.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. The “Academic Literacies” model: theory and applications. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.

LILLIS, Theresa. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

MATTE, Ana Cristina Fricke; ARAÚJO, Adelma Lucia de Oliveira Silva. A importância da escrita acadêmica na formação do jovem pesquisador. In: MOURA, M. A. de. (org.). Educação, Ciência e Cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012. p. 97-110.

MCLEOD, Susan; MAIMON, Elaine. Clearing the air: WAC myths and realities. College English, [S. l.], v. 62, n. 5, p. 573-583, may 2000.

NEVES, Iara Conceição Bitencourt (org.) [et al.]. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

ODDONE, I.; RÉ, A.; BRIANTE, G. Esperienza operaria, conscienza di classe e psicologia del lavoro. Torino: Otto, 2008.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola, 2010.

PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed editora, 2002.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.

STREET, B. Letramentos Sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

SVOBODA, Julia; PASSMORE, Cynthia. The Strategies of Modeling in Biology Education. Published online: 2, December, 2011.

SWALES, J. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Publicado

2024-10-15

Como Citar

MADUREIRO , M. do C. C.; ALMEIDA, L. N. S. de; SILVA, E. R. da; DIEB , M. A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13465, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13465. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13465. Acesso em: 21 nov. 2024.