A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13465Palabras clave:
Gêneros acadêmicos, Escrita, Letramento.Resumen
A escrita de artigos científicos desempenha papel central para que estudantes universitários desenvolvam suas identidades como acadêmicos e consigam se expressar. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa no âmbito de um curso de Licenciatura em Pedagogia e foca na produção do artigo científico em uma disciplina obrigatória do curso. Por meio da técnica de Instrução ao sósia (Oddone; Ré; Briante, 2008), os participantes foram instigados a autorrefletir e descrever o processo de produção de um artigo científico. Utilizamos a análise de conteúdo e obtivemos três categorias: 1) a aprendizagem de elementos formais do texto; 2) a busca de referência textual em modelos de artigo; e por último 3) o desejo de participação em práticas de letramento da comunidade acadêmica. Como contribuição deste trabalho, é possível destacar reflexões sobre a escrita de artigos científicos por estudantes que estão no início da construção de uma identidade acadêmica de escritor.
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