A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13465

Palabras clave:

Gêneros acadêmicos, Escrita, Letramento.

Resumen

A escrita de artigos científicos desempenha papel central para que estudantes universitários desenvolvam suas identidades como acadêmicos e consigam se expressar. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa no âmbito de um curso de Licenciatura em Pedagogia e foca na produção do artigo científico em uma disciplina obrigatória do curso. Por meio da técnica de Instrução ao sósia (Oddone; Ré; Briante, 2008), os participantes foram instigados a autorrefletir e descrever o processo de produção de um artigo científico. Utilizamos a análise de conteúdo e obtivemos três categorias: 1) a aprendizagem de elementos formais do texto; 2) a busca de referência textual em modelos de artigo; e por último 3) o desejo de participação em práticas de letramento da comunidade acadêmica. Como contribuição deste trabalho, é possível destacar reflexões sobre a escrita de artigos científicos por estudantes que estão no início da construção de uma identidade acadêmica de escritor.

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Biografía del autor/a

Maria do Carmo Carvalho Madureiro , Universidade Federal do Piauí

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí. Licenciada em Pedagogia, Mestra em educação e Doutoranda em Educação pela UFC.

Larissa Naiara Souza de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela UFC. Professora substituta de Fortaleza. Formadora Regional do ciclo de alfabetização, no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Esequias Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí

Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí. Licenciado em Biologia, Mestre em Educação e Doutorando em Ciências Morfofuncionais pela UFC.  

Messias Dieb , Universidade Federal do Ceará

Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também é professor e pesquisador do γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Temas de interesse: estudos da escrita e letramentos acadêmicos.

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Publicado

2024-10-15

Cómo citar

MADUREIRO , M. do C. C.; ALMEIDA, L. N. S. de; SILVA, E. R. da; DIEB , M. A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13465, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13465. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13465. Acesso em: 3 dic. 2024.