Educação médica: produto educacional para melhorar a gestão da lombalgia nos alunos de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13073

Palavras-chave:

Lombalgia, Ortopedia, Capacitação, Ensino Superior

Resumo

A lombalgia ganha relevância epidemiológica. Apesar disso, a formação médica generalista enfrenta desafios na abordagem inicial. Este estudo buscou validar um produto educacional sobre a dor lombar crônica pelo público-alvo. Tratou-se de um estudo metodológico de validação de conteúdo pelo público-alvo por um instrumento de validação. Utilizou-se um questionário de validação de conteúdo educacional que possui 18 itens, subdivididos em 3 domínios. Para a análise quantitativa, foi usada a escala Likert, com pontuação de 0 a 2. O escore do índice deve ser ≥ 80%. Foram realizados três eventos para validar a videoaula “Dor Lombar crônica: capacitando médicos para melhores práticas e tratamentos”, com a participação de 28 discentes e docentes. O questionário apresentou um índice de validação de conteúdo de 96%. Concluiu-se que o produto desenvolvido pode ser uma ferramenta para discentes e médicos generalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Morita Sugiyama, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Médico pela Faculdade de Medicina do ABC - SP (2006). Tem experiência ortopédica, atuando principalmente em: fratura, bezoar, cabeça de fêmur e estudo clínico. Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Marcela Charantola Rodrigues, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Dentista, Mestre em Ciências Odontológicas aplicadas à Dentística, Doutorado em Ciências odontológicas aplicadas à Biomateriais e Biologia Oral, Pós-Doutorado em Biomateriais, Docente Programa de Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS.

Leandro Bueno Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Fisioterapeuta, com Pós-doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado e Doutorado em Ciências USP; Professor Doutor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Matérias de graduação: Anatomia Cabeça e Pescoço (Odontologia), Anatomia Humana;

Referências

BELLO, J.O.; GRANT, P. A. systematic review of the effectiveness of journal clubs in undergraduate medicine. Can Med Educ J. v.14, n.4, p.35-46, 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Dor Lombar. 2022. Disponível em:https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/dor-lombar/. Acesso em: 14 de março de 2024.

BRITO, T. A.; PORTELA, N. M.; DE CAMPOS, A. S. As experiências e aplicações do ensino mediado por tecnologia digital na educação médica: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 32, p. 120-134, 2024.

CESÁRIO, R. R.; CESÁRIO, M.; SANTOS, C. G. Alvorecer do Paradigma Sistêmico na Educação Médica - Dawn of the Systemic Paradigm in Medical Education. Rev. bras. educ. med. 43 (1 suppl 1) 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190116. Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

COQUEIRO, N. P. S.; SOUSA, E. C. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19 Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 66061-66075, 2021.

FATOYE, F.; GEBRYE, T.; ODEYEMI, I. Real-world incidence and prevalence of low back pain using routinely collected data. Rheumatology international, v. 39, p. 619-626, 2019.

FOSTER, N. E.; ANEMA, J. R.; CHERKIN, D.; CHOU, R.; COHEN, S. P.; GROSS, D. P.; WOOLF, A. Prevention and treatment of low back pain: evidence, challenges, and promising directions. The Lancet, v. 391, n.10137, p. 2368-2383, 2018.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde. 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/4642. Acesso em: 16 de março de 2024.

LEITE, S. D. S.; ÁFIO, A. C. E.; CARVALHO, L. V. D.; SILVA, J. M. D.; ALMEIDA, P. C. D.; PAGLIUCA, L. M. F. Construction and validation of an educational content validation instrument in health. Revista brasileira de enfermagem, v.71, p.1635-1641, 2018.

MCCABE, E.; JADAAN, D.; MUNIGANGAIAH, S.; BASAVARAJU, N.; MCCABE, J. P. Do medical students believe the back pain myths? A cross-sectional study. BMC medical education, v.19, p. 1-6, 2019.

OLIVEIRA, C. B.; MAHER, C. G.; PINTO, R. Z.; TRAEGER, A. C.; LIN, C. W. C.; CHENOT, J. F.; KOES, B. W. Clinical practice guidelines for the management of non-specific low back pain in primary care: an updated overview. European Spine Journal, v. 27, p. 2791-2803, 2018.

RAJA, S. N.; CARR, D. B.; COHEN, M.; FINNERUP, N. B.; FLOR, H.; GIBSON, S.; VADER, K. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain, v.161, n.9, p.1976-1982, 2020.

ROCHA, S.L.; SOUZA, R.J.D.; TEIXEIRA, E.; LIMA, L.H.A. Validação de produtos educacionais em ensino saúde. EduCapes, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/739793/2/Manual%20de%20Validac%CC%A7a%CC%83o%20de%20produtos%20Educacionais%20em%20Ensino%20em%20Sau%CC%81de%20%20%281%29.pdf. Acesso em: 19 de março de 2024.

SANTOS, F. D. S. M.; CARVALHO, S. F. C. D.; FREITAS, L. R. C.; OLIVEIRA, I. A.; CUNHA, C. L. S.; AVENA, K. D. M. Ensino da pesquisa científica na graduação médica: há interesse e envolvimento dos estudantes?. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, p. e092, 2023.

SHIPTON, E.E.; BATE, F.; GARRICK, R.; STEKETEE, C.; SHIPTON, E. A.; VISSER, E. J. Systematic review of pain medicine content, teaching, and assessment in medical school curricula internationally. Pain and therapy, v.7, p. 139-161, 2018.

SILVA, D. F. et al. Avaliação da dor e incapacidade funcional em pacientes com lombalgia crônica submetidos a um programa educativo de uma “escola de coluna”. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 11, p. e4317-e4317, 2020.

TEIXEIRA, E. Interfaces participativas na pesquisa metodológica para as investigações em enfermagem. Rev Enferm UFSM, v. 9, n. e1, p. 1-3, 2019.

VALENTINO, T. C.O.; MILANI, C.M., GOMES, C. C., MARQUES, N. B. N.; PACCA, F. C.; CURY, P. M.; FARIA, T. V. Planejamento e desenvolvimento da disciplina de pesquisa científica no curso de medicina: um estudo descritivo. Brazilian Journal of Health Review, v.7, n.1, p. 1106-1124, 2024.

VOS, T.; ABAJOBIR, A. A.; ABATE, K. H.; ABBAFATI, C.; ABBAS, K. M.; ABD-ALLAH, F.; CRIQUI, M. H. Global, regional, and national incidence, prevalence, and years lived with disability for 328 diseases and injuries for 195 countries, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. The Lancet, v. 390, n.10100, p.1211-1259, 2017.

WHO. World Health Organization. Low back pain. 19 de junho de 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/low-back-pain. Acesso em: 30 de março de 2024.

Publicado

2024-11-01

Como Citar

SUGIYAMA, M. M.; RODRIGUES, M. C.; LIMA, L. B. Educação médica: produto educacional para melhorar a gestão da lombalgia nos alunos de medicina. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13073, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13073. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13073. Acesso em: 18 nov. 2024.