Educação médica: produto educacional para melhorar a gestão da lombalgia nos alunos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13073Palabras clave:
Lombalgia, Ortopedia, Capacitação, Ensino SuperiorResumen
A lombalgia ganha relevância epidemiológica. Apesar disso, a formação médica generalista enfrenta desafios na abordagem inicial. Este estudo buscou validar um produto educacional sobre a dor lombar crônica pelo público-alvo. Tratou-se de um estudo metodológico de validação de conteúdo pelo público-alvo por um instrumento de validação. Utilizou-se um questionário de validação de conteúdo educacional que possui 18 itens, subdivididos em 3 domínios. Para a análise quantitativa, foi usada a escala Likert, com pontuação de 0 a 2. O escore do índice deve ser ≥ 80%. Foram realizados três eventos para validar a videoaula “Dor Lombar crônica: capacitando médicos para melhores práticas e tratamentos”, com a participação de 28 discentes e docentes. O questionário apresentou um índice de validação de conteúdo de 96%. Concluiu-se que o produto desenvolvido pode ser uma ferramenta para discentes e médicos generalistas.
Descargas
Citas
BELLO, J.O.; GRANT, P. A. systematic review of the effectiveness of journal clubs in undergraduate medicine. Can Med Educ J. v.14, n.4, p.35-46, 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Dor Lombar. 2022. Disponível em:https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/dor-lombar/. Acesso em: 14 de março de 2024.
BRITO, T. A.; PORTELA, N. M.; DE CAMPOS, A. S. As experiências e aplicações do ensino mediado por tecnologia digital na educação médica: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 32, p. 120-134, 2024.
CESÁRIO, R. R.; CESÁRIO, M.; SANTOS, C. G. Alvorecer do Paradigma Sistêmico na Educação Médica - Dawn of the Systemic Paradigm in Medical Education. Rev. bras. educ. med. 43 (1 suppl 1) 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190116. Acesso em: 05 de janeiro de 2024.
COQUEIRO, N. P. S.; SOUSA, E. C. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19 Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 66061-66075, 2021.
FATOYE, F.; GEBRYE, T.; ODEYEMI, I. Real-world incidence and prevalence of low back pain using routinely collected data. Rheumatology international, v. 39, p. 619-626, 2019.
FOSTER, N. E.; ANEMA, J. R.; CHERKIN, D.; CHOU, R.; COHEN, S. P.; GROSS, D. P.; WOOLF, A. Prevention and treatment of low back pain: evidence, challenges, and promising directions. The Lancet, v. 391, n.10137, p. 2368-2383, 2018.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde. 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/4642. Acesso em: 16 de março de 2024.
LEITE, S. D. S.; ÁFIO, A. C. E.; CARVALHO, L. V. D.; SILVA, J. M. D.; ALMEIDA, P. C. D.; PAGLIUCA, L. M. F. Construction and validation of an educational content validation instrument in health. Revista brasileira de enfermagem, v.71, p.1635-1641, 2018.
MCCABE, E.; JADAAN, D.; MUNIGANGAIAH, S.; BASAVARAJU, N.; MCCABE, J. P. Do medical students believe the back pain myths? A cross-sectional study. BMC medical education, v.19, p. 1-6, 2019.
OLIVEIRA, C. B.; MAHER, C. G.; PINTO, R. Z.; TRAEGER, A. C.; LIN, C. W. C.; CHENOT, J. F.; KOES, B. W. Clinical practice guidelines for the management of non-specific low back pain in primary care: an updated overview. European Spine Journal, v. 27, p. 2791-2803, 2018.
RAJA, S. N.; CARR, D. B.; COHEN, M.; FINNERUP, N. B.; FLOR, H.; GIBSON, S.; VADER, K. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain, v.161, n.9, p.1976-1982, 2020.
ROCHA, S.L.; SOUZA, R.J.D.; TEIXEIRA, E.; LIMA, L.H.A. Validação de produtos educacionais em ensino saúde. EduCapes, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/739793/2/Manual%20de%20Validac%CC%A7a%CC%83o%20de%20produtos%20Educacionais%20em%20Ensino%20em%20Sau%CC%81de%20%20%281%29.pdf. Acesso em: 19 de março de 2024.
SANTOS, F. D. S. M.; CARVALHO, S. F. C. D.; FREITAS, L. R. C.; OLIVEIRA, I. A.; CUNHA, C. L. S.; AVENA, K. D. M. Ensino da pesquisa científica na graduação médica: há interesse e envolvimento dos estudantes?. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, p. e092, 2023.
SHIPTON, E.E.; BATE, F.; GARRICK, R.; STEKETEE, C.; SHIPTON, E. A.; VISSER, E. J. Systematic review of pain medicine content, teaching, and assessment in medical school curricula internationally. Pain and therapy, v.7, p. 139-161, 2018.
SILVA, D. F. et al. Avaliação da dor e incapacidade funcional em pacientes com lombalgia crônica submetidos a um programa educativo de uma “escola de coluna”. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 11, p. e4317-e4317, 2020.
TEIXEIRA, E. Interfaces participativas na pesquisa metodológica para as investigações em enfermagem. Rev Enferm UFSM, v. 9, n. e1, p. 1-3, 2019.
VALENTINO, T. C.O.; MILANI, C.M., GOMES, C. C., MARQUES, N. B. N.; PACCA, F. C.; CURY, P. M.; FARIA, T. V. Planejamento e desenvolvimento da disciplina de pesquisa científica no curso de medicina: um estudo descritivo. Brazilian Journal of Health Review, v.7, n.1, p. 1106-1124, 2024.
VOS, T.; ABAJOBIR, A. A.; ABATE, K. H.; ABBAFATI, C.; ABBAS, K. M.; ABD-ALLAH, F.; CRIQUI, M. H. Global, regional, and national incidence, prevalence, and years lived with disability for 328 diseases and injuries for 195 countries, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. The Lancet, v. 390, n.10100, p.1211-1259, 2017.
WHO. World Health Organization. Low back pain. 19 de junho de 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/low-back-pain. Acesso em: 30 de março de 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mauricio Morita Sugiyama, Marcela Charantola Rodrigues, Leandro Bueno Lima (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.