O ensino de ciências para Educação do Campo: analisando os documentos que regem a escola
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12563Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Ciências, Análise documental.Resumo
É perceptível que o Ensino de Ciências vem enfrentando dificuldades por parte dos alunos, principalmente quando se limita à transmissão de conceitos científicos complexos. Dentro da Educação do Campo, o grau de complexidade se torna ainda mais elevado, prejudicando cada vez mais esses sujeitos. Com base em Moura (2012) e Villela (2014), objetivamos desenvolver uma análise documental dos materiais que regem a educação, como a BNCC, as DCNs e o PPP de uma escola do campo, de modo a entender as propostas de ensino no referido contexto. Para isso, após escolha do corpus, foi realizada a análise de conteúdo (Bardin, 2011) no material. Como resultados, foi possível inferir 5 categorias: i) Finalidade Educacional; ii) Ensino de Ciências; iii) Educação Participativa; iv) Diversidade Educativa; v) Competências Didáticas. Por fim, entendemos que as problemáticas podem emergir pela falta de formação continuada dos professores e de um ensino voltado para a necessidade do aluno.
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