O ensino de ciências para Educação do Campo: analisando os documentos que regem a escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12563

Palabras clave:

Educação do Campo, Ensino de Ciências, Análise documental.

Resumen

É perceptível que o Ensino de Ciências vem enfrentando dificuldades por parte dos alunos, principalmente quando se limita à transmissão de conceitos científicos complexos. Dentro da Educação do Campo, o grau de complexidade se torna ainda mais elevado, prejudicando cada vez mais esses sujeitos. Com base em Moura (2012) e Villela (2014), objetivamos desenvolver uma análise documental dos materiais que regem a educação, como a BNCC, as DCNs e o PPP de uma escola do campo, de modo a entender as propostas de ensino no referido contexto. Para isso, após escolha do corpus, foi realizada a análise de conteúdo (Bardin, 2011) no material. Como resultados, foi possível inferir 5 categorias: i) Finalidade Educacional; ii) Ensino de Ciências; iii) Educação Participativa; iv) Diversidade Educativa; v) Competências Didáticas. Por fim, entendemos que as problemáticas podem emergir pela falta de formação continuada dos professores e de um ensino voltado para a necessidade do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldefran Aderson da Silva Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Professor, Licenciado em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Naturais pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA e Mestre pelo programa de Pós graduação em Ensino (UERN, IFRN e UFERSA).

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO). Associação entre Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Universidade Federal Rural do Semiárido. Professor Permanente da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo IFRN.

Citas

BARBOSA, Gilvana Costa; FERREIRA, Márcia Maria Guimarães de Almeida; BORGES, Luzineide Miranda; SANTOS, Adilson Gomes dos. Tecnologias digitais: possibilidades e desafios na educação infantil. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, 2014, Florianópolis. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, Florianópolis, 2014, p. 1-16.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições. v. 70, 2011. 229p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 03 de fev de 2021.

BRASIL. Ministério da educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação continuada de professores da educação básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em 11 de fev de 2021.

BRASIL. Ministério da educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em 12 de mar de 2021.

COELHO, Marcelo Nunes. Uma comparação entre Team-Based Learning e Peer-Instruction em turmas de Física do Ensino Médio. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 10, p. 40-50, 2018.

DOS SANTOS, Aline Coêlho; CANEVER, Cristini Feltrin; GIASSI, Maristela Gonçalves; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. A importância do ensino de ciências na percepção de alunos de escolas da rede pública municipal de Criciúma–SC. Revista Univap, v. 17, n. 30, p. 68-80, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Marianne Marimon; BRICK, Elizandro Maurício. Educação do Campo e Ensino de Ciências: Contribuições da Perspectiva Freireana para o Trabalho Docente. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2017.

LIGUORI; Liliana; NOSTE, María Irene. Didáctica de las Ciencias Naturales: Enseñar Ciencias Naturales. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2005.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

MARCUSE, H. A responsabilidade da ciência. Scientiae Studia, v. 7, n. 1, p. 159-164, 2009.

MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

MOURA, Maria Aparecida. Construção social da cidadania científica: desafios. In: MOURA, Maria Aparecida et al (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: Prox. - UFMG, 2012, p. 19-29.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019, e84910.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Escola Municipal 13 de Maio, Upanema/RN, 2020.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: Bacich, Lilian; Moran, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 26-44.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5ª ed. São Paulo: Libertad, 2004.

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.

VILLEGAS, Margarita; GONZÁLEZ, Fredy. La investigación cualitativa de la vida cotidiana. Medio para la construcción de conocimiento sobre lo social a partir de lo individual. Psicoperspectivas, individuo y Sociedad, v. 10, n. 2, p. 35-59, 2011.

VILLEGAS, Margarita. La perspectiva históricocultural y su impacto sobre la investigación de la docencia. Revista Actualidades Investigativas en Educación, v. 14, n. 1, p. 1-17, 2014.

Publicado

2024-08-08

Cómo citar

SOUZA, A. A. da S.; ALVES, L. A. O ensino de ciências para Educação do Campo: analisando os documentos que regem a escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12563, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12563. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12563. Acesso em: 21 nov. 2024.